Novos alunos podem participar dos grupos de música da Católica

Foto:Rafael Sabóia

Formar novos profissionais com caráter humanístico. É esta a principal missão da Universidade Católica de Pernambuco, que não esquece também a formação cultural de quem se forma por ela. Fazer com que seus alunos se interessem por atividades de cunho cultural também é importante para a instituição jesuíta.

É pensando na possibilidade de despertar o interesse por assuntos culturais de seus novos alunos, recém-ingressos na Universidade, que a Católica dispõe de três diferentes grupos de música, que estão de portas abertas para aqueles que gostam desse tipo de arte e se interessam em aprofundar o conhecimento da história da cultura musical.

A Unicap possui três grupos de música. São eles: O grupo de choro, chamado Flor de Maracujá, que foi instituído pelo Reitor da Universidade, Padre Pedro Rubens; o mais antigo dos grupos musicais e o principal da Unicap, com cerca de 28 anos de existência, o MPB Unicap, que canta e conta a história da MPB; e o Grupo Wave Unicap, que é um grupo instrumental.

Como fazer para participar

Os novos alunos da Unicap que tenham interesse em participar de algum dos grupos de música de Universidade devem se inscrever gratuitamente na sede da Coordenação de Ação Comunitária (CAC), localizada no térreo do bloco B, na sala 002. Lá ele irá preencher uma ficha de inscrição. Nela, o interessado colocará todos os seus dados pessoais e, depois de feita a inscrição, a Coordenação de Ação Comunitária da Unicap irá fará uma breve seleção dos inscritos e os convocará via e-mail a comparecerem até a sede da coordenação para fazer um teste.

Se a pessoa selecionada pretender ingressar nos grupos como cantor, ela deve escolher uma música conhecida da MPB e cantá-la para os responsáveis pelos grupos musicais da Universidade. Caso o aluno, queira se candidatar a uma vaga de instrumentista, o mesmo não será obrigado no teste, a ler a partitura, porém será exigido dele, ler as cifras, para poder acompanhar a melodia harmoniosamente.

A partir desses testes, a Coordenação de Ação Comunitária irá avaliar se o aluno está apto ou não a participar dos grupos. “O objetivo dos grupos de música não é o de ensinar ao aluno a cantar ou tocar. Nós ainda não temos aqui na Universidade um curso de formação de músicos, esperamos em breve ter um. Os universitários que querem participar dos grupos já devem vir com uma certa bagagem, ou seja, terem aptidão para a música, devem ter experiência musical. Na Universidade, os alunos que já têm algum conhecimento de música irão aperfeiçoar mais ainda o que já sabem, de acordo com o tempo em que estiverem participando das práticas nos grupos”, comenta Percy Marques, Assistente Cultural da Unicap.

Ensaios e Apresentações

Os ensaios do principal grupo da Universidade, o MPB Unicap, acontecem todos os sábados, das 9h às12h. No dia 11 de agosto, o Grupo Flor de Maracujá fará uma apresentação para os novos alunos da Universidade, no auditório G2, localizado no primeiro andar do bloco G, para dar as boas-vindas a eles. Esta apresentação será em homenagem ao músico Nelson Cavaquinho.