Site da Unesco publica matéria sobre Cátedra Dom Helder Camara
|Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos é lançada em Pernambuco
Em homenagem a Dom Helder Câmara – falecido arcebispo emérito de Olinda e Recife e árduo defensor dos direitos humanos no Brasil durante o regime militar – a UNESCO e a Universidade Católica de Pernambuco-UNICAP lançaram a Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos sob coordenação do Núcleo de Ciências Jurídicas da universidade.
O projeto, submetido à sede da UNESCO em 2009, contou com a aprovação formal da UNESCO no início do ano e tem como objetivo geral implementar atividades de pesquisa, ensino, extensão e documentação na área de direitos humanos.
Um plano de trabalho entre a UNESCO e a UNICAP em direitos humanos está sendo construído e prevê a realização de eventos e a capacitação de gestores públicos e policiais civis e militares em direitos humanos. A Cátedra Dom Helder Câmara de Direitos Humanos já produz um programa mensal sobre direitos humanos, a DHTV, série de domínio público que traz entrevistas com especialistas na área sobre assuntos que vão de direitos humanos e segurança pública a união civil de pessoas do mesmo sexo.
O Programa de Cátedras UNESCO visa a troca de conhecimentos e o intercâmbio acadêmico entre universidades que desenvolvem pesquisa nas áreas mandato da Organização. Participam do programa centenas de universidades e organizações governamentais e não governamentais ligadas à Educação Superior. Atualmente, o programa conta com mais de 20 cátedras internacionais dedicadas ao ensino e pesquisa em direitos humanos. No Brasil, a UNESCO é responsável por 24 cátedras implementadas em conjunto com entidades de ensino superior de prestígio.
25.07.2011
Source : UNESCO Office in Brasilia UNESCO Office in Brasilia