Coordenador Geral de Estágio da Católica participa de seminário do Enade em Brasília

Com informações da Assessoria de Comunicação do Inep/MEC

O coordenador Geral de Estágio da Universidade Católica de Pernambuco, Hélio Lima, participou no dia 16 de junho, no Hotel Nacional, em Brasília, do Seminário do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade 2011), promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). O seminário contou com a presença da presidente do Inep, Malvina Tuttman, da diretora de Avaliação da Educação Superior do Inep, Cláudia Griboski, e do coordenador-geral do Enade, Webster Cassiano.

O evento teve como objetivo  informar os representantes das instituições que terão cursos avaliados neste ano os aspectos técnicos e operacionais do exame.  Malvina destacou a importância da avaliação. “Esse é um instrumento fundamental na agregação de valores do estudante que chega e que sai da universidade”, afirmou.

As inscrições dos alunos que não fizeram o exame nos anos anteriores começaram segunda-feira (20), e seguem até o dia 30. As IES são responsáveis por inscrever esses alunos. No caso dos ingressantes e concluintes em 2011, no grupo de cursos avaliados, as IES terão prazo de 18 de julho a 19 de agosto. Após esse período, os estudantes habilitados poderão visualizar se a inscrição foi efetivada pela IES ou não, num período de dez dias. Aqueles que não tiverem sido cadastrados poderão pleitear a inscrição junto ao coordenador de curso. Entre as novidades deste ano está a dispensa dos ingressantes, que a partir de agora serão avaliados com base na nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Estima-se que 1,2 milhão de estudantes sejam inscritos este ano e que cerca de 400 mil façam as provas.

Aplicação – O Enade será aplicado no dia 6 de novembro, em todo o território nacional. O exame avaliará estudantes dos cursos que conferem diploma de bacharel em Arquitetura e Urbanismo e Engenharia; diploma de bacharel ou licenciatura em Biologia, Ciências Sociais, Computação, Filosofia, Física, Geografia, História, Letras, Matemática e Química; diploma de licenciatura em Pedagogia, Educação Física, Artes Visuais e Música; e diploma de tecnólogo em Alimentos, Construção de Edifícios, Automação Industrial, Gestão da Produção Industrial, Manutenção Industrial, Processos Químicos, Fabricação Mecânica, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores e Saneamento Ambiental.