Católica In atrai estudantes do ensino médio, de graduação e pós-graduação

Fotos: Marina Maranhão/Divulgação

Por Vítor Albuquerque e Rafaella Coelho.

O Católica In teve continuidade nesta terça-feira (31) com programação voltada para os estudantes interessados nos cursos de Administração, Economia, Ciências Contábeis, Gestão Portuária e Serviço Social. Os alunos do ensino médio de escolas públicas e privadas foram recebidos às 14h, no auditório G2, pela coordenadora geral de Graduação e organizadora do Católica In, Verônica Brayner, que deu as boas-vindas e explicou a programação do dia.

O evento contou com a presença dos coordenadores de Serviço Social, Odalisca Moraes; Gestão Portuária, Sales Vidal; Ciências Contábeis, Josiel Barbosa; Economia, José Alexandre; Administração, Adilson Celestino; e do 1º Ciclo, Fátima Breckenfeld.

Foram oferecidas as seguintes oficinas: “O mercado de trabalho para o profissional de Administração – Oportunidade e Perspectivas”; “Ciências Contábeis: uma ciência social”; “As excelentes oportunidades dos economistas  no mercado de trabalho brasileiro cada vez mais globalizado”; “O Serviço Social em questão: o que faz? Onde atua? Qual a finalidade no contexto social?” e “Gestão Portuária: um novo campo de trabalho”.

A oficina de Serviço Social, ministrada pela professora Odalisca Moraes, mostrou um pouco das competências profissionais, quem são os usuários de serviço social, algumas áreas de atuação, mercado de trabalho e grade curricular. “A área de saúde é o principal campo de atuação do assistente social em Pernambuco. A importância do curso para a sociedade é a forma de lidar com a questão social e toda a problemática familiar,” ressaltou a professora Odalisca.

Xadai Rudá, 18 anos, aluno do Colégio Santa Emília, conta o que achou da oficina: “Achei bastante válida. Eu tinha uma dificuldade em saber o que faz, onde atua e qual a finalidade de um profissional de Serviço Social. A oficina me deu a oportunidade de abrir meus horizontes e tirar muitas dúvidas, mas ainda não sei se quero Serviço Social ou Filosofia”.

Já a oficina de Gestão Portuária mostrou onde um profissional dessa área pode atuar e como o mercado de trabalho está aquecido. O gesotr portuário pode atuar em portos, empresas marítimas, de armazenagem de mercadorias e qualquer tipo de empresa que trabalhe com importação e exportação de produtos. “Essa profissão é relacionada com a logística. Armazenagem e transporte são as mais destacadas em gestão portuária”, frisou o professor Sales Vidal.

Jorge Silva da Rocha tem 49 anos, é formado em Administração de Empresas e está fazendo uma especialização em Gestão em Logística: “Quando soube do Católica In, logo me inscrevi. Como estou estudando Gestão em Logística, vim até essa oficina tirar minhas dúvidas e abrir minha mente para ter certeza se quero continuar com minha especialização ou se faço Gestão Portuária aqui na Unicap”, revelou.

O professor Josiel Barbosa, que ministrou a oficina Ciências Contábeis: Uma Ciência Social, começou a oficina fazendo um questionamento: “Quem acha que contabilidade é matemática?” Dando continuidade, ele afirmou que quem escolher a área pensando que o curso é pura matemática vai se decepcionar. “A contabilidade se utiliza dos números para gerar informações e, a partir daí, permitir a tomada de decisões no local onde está sendo aplicada. Afinal, Ciências Contábeis é a ciência da informação”, destacou.

O professor continuou o encontro falando um pouco mais sobre o curso e as áreas de atuação em que um profissional de contabilidade pode atuar. Algumas delas são: como professor, no setor público – auditor fiscal, controladoria, etc – setor privado – analista, finanças, gerente de custos, etc – e também como profissional liberal. Para a estudante do 3° ano do Othon Paraíso, Leila Gabriele, a oficina foi bastante produtiva e esclarecedora. “Estou participando do Católica In todos os dias, e hoje me interessei mais por Ciências Contábeis. Pude tirar várias dúvidas”, disse a estudante.

A aluna do 1° período do curso de Ciências Contábeis da Católica Rúbia Brito escolheu a profissão que queria seguir depois de participar do Católica In. Para ela, o evento foi fundamental. “Através dele pude conhecer mais sobre o curso e tirar todas as dúvidas que eu tinha”. A aluna garante que a escolha foi a melhor. Segundo ela, “o curso superou minhas expectativas”, afirma.

Já na oficina As excelentes oportunidades dos economistas no mercado de trabalho cada vez mais globalizado, os alunos do ensino médio de várias instituições puderam compreender um pouco mais sobre a realidade da profissão de um economista. O professor José Alexandre também falou sobre o mercado de trabalho e as áreas que estão em alta.

“Orientar as empresas como elas podem entrar no mercado, permanecer e se desenvolver dentro dele” é a definição da atividade da profissão, segundo o professor Alexandre. De acordo com vestibulando Eduardo Duarte, “a oficina foi positiva para adquirir mais conhecimento sobre a área”. Duarte já concluiu o ensino médio, mas soube do Católica In por amigos e se interessou pelo evento.