XIX Seminário de Pesquisa e Práticas Pedagógicas tem última dia na Católica

Nesta sexta-feira (27), último dia do XIX Seminário de Pesquisa e Práticas Pedagógicas da Universidade Católica de Pernambuco, novos trabalhos dos alunos de licenciatura da Unicap foram apresentados. A sessão de pôsteres que abordavam os projetos do último período de estágios dos estudantes aconteceu às 17h, no Salão Receptivo do bloco G.

Entre os trabalhos apresentados, estava o intitulado Preservação do Patrimônio Histórico Material, Presente em Antigas Construções no Cento da Cidade do Recife. Com autoria das estudantes Jéssica Silvestre e Nadija Silva, ambas alunas de História, o projeto teve como objetivo “ajudar os alunos do Colégio Liceu a exercitar a alteridade. Desenvolver um outro olhar sobre a cidade do Recife”, declara Nadija.

Para tal, os alunos do Liceu estudaram o Recife nas décadas de 20 e 30, conhecidas como Belle Époque, época de grande efervescência na cidade. E, a partir daí, realizaram um ensaio fotográfico e criaram um jornal retrô. “Eles se esforçaram bastante. Foi muito gratificante o trabalho”, afirma Silva.

A mesa avaliadora dos projetos foi composta por Conceição Bizerra, Elba Leicht, Iara Leal, Fernanda Griz, Marluce Jaques, Maria do Carmo Mota e a coordenadora do Estágio Curricular Obrigatório, Maria Helena da Costa Carvalho. Todos são professores de práticas pedagógicas da Unicap. De acordo com uma das integrantes, Maria do Carmo Mota, entre os aspectos levados em conta na hora da avaliação, está a consistência do trabalho apresentado, a articulação feita com a escola e se atingiram os objetivos propostos.