Fé e Alegria tem novo coordenador

Glauco é o novo coordenador do F.A em PE

O Fé e Alegria em Pernambuco tem novo coordenador. Quem assume a função é o estudante jesuíta Glauco Filho, 36 anos. Nascido na capital cearense, ele tem bacharelado em Teologia e Filosofia pela Faculdade Católica de Fortaleza. Atualmente, Glauco fa z parte da primeira turma da especialização em Gestão de Programas e Projetos Sociais da Unicap. O ex-coordenador do F é e Alegria, Luiz Justino passa a ser o vice-diretor do Liceu Nóbrega. A solenidade de posse será realizada nesta quinta-feira (26), às 17h, no salão ao lado do anfiteatro do bloco G, localizado no 3º andar.

A missão de coordenar o Fé e Alegria em Pernambuco é considerada histórica. Em 30 anos do movimento no Brasil, Glauco é o primeiro jesuíta do  Nordeste a ser destinado exclusivamente ao movimento. Ele cumpre o magistério, etapa da formação jesuíta na qual o estudante para de estudar para trabalhar e conhecer uma das obras da Companhia de Jesus. Glauco conta que recebeu a missão com entusiasmo. “Como jesuíta, é a oportunidade de colocar em prática ‘o dar o melhor de si, com excelência’, como pregava Santo Inácio de Loyola. E é uma realização pessoal estar trabalhando numa obra voltada para a educação popular presente em toda a América Latina”. Ele fala com a experiência de quem já atuou em várias outras instituições e ONG´s de educação popular em Fortaleza, Teresina, Feira de Santana (BA) e Belo Horizonte.

Glauco destaca que vai dar continuidade aos projetos já em execução pelo Fé e Alegria em Pernambuco em parceria com o Programa Amigos do Saber. São 650 beneficiados em cinco atividades oferecidas pelo programa: Pré-universitário, apoio pedagógico, Jovem Aprendiz, grupos culturais e o Projeto Horizonte, que atende jovens com necessidades especiais através de atividades recretativas e inclusão digital. O novo coordenador ressalta que os benefícios do Fé e Alegria vão além dos jovens excluídos de baixa renda. “Nós temos 36 estagiários que são alunos dos cursos de Licenciatura da Unicap. No Fé e Alegria, eles colocam em prática o que aprendem em sala de aula e essa experiência é transformada em artigos e produção acadêmica que retornam ao curso. O Fé e Alegria de Pernambuco é o único do Brasil que dialoga com uma Universidade”.

Justino –  O ex-coordenador do Fé e Alegria Pernambuco, Luiz Justino Silva Júnior, também está à frente de uma nova missão. Ele aceitou o convite do Reitor da Unicap, Padre Pedro Rubens, e será vice-diretor do Liceu Nóbrega. “O meu ciclo no Fé e Alegria era o da fase de implantação e isso já foi realizado”, contou Justino, que esteve à frente do movimento desde 2007. “Agora vou levar um pouco da minha experiência para o Liceu, articulando o colégio com a extensão da Universidade e o próprio Fé e Alegria”, disse Justino, que já passou pela Diretoria de Gestão Escolar (DGE), Primeiro Ciclo e Pastoral da Católica.