Encontro das Águas marcado pelo sucesso

A comissão organizadora do 6º Encontro Internacional das Águas está em festa, colhendo os frutos do sucesso do evento. Ao todo, foram apresentados 107  trabalhos científicos, sete conferências acompanhadas por um público de 580 participantes de vários estados do Brasil como Piauí, Maranhão, Ceará, Paraíba, Rio Grande do Norte, São Paulo, Paraná, Minas Gerais e Santa Catarina.

Quarenta trabalhos que exploraram a temática do evento, Impacto das mudanças climáticas sobre os recursos hídricos, foram apresentados em sessões orais. O restante foi através de painéis técnicos. Além da comissão organizadora, as pesquisas foram avaliadas por uma comissão de 15 professores voluntários. “Eles elogiaram bastante o nível dos estudos”, disse a coordenadora do 6º EIA e diretora do Centro de Ciência e Tecnologia (CCT) da Unicap, professora Arminda Saconi.

Arminda destaca ainda a importância do tema abordado. “O Encontro foi um alerta porque o homem está mexendo com a natureza e ela está dando resposta. O evento serviu para isso, pra gente ficar sensibilizado. A ideia é fazer a discussão sair do âmbito acadêmico e chegar até os cidadãos comuns. Por isso que eu mantenho o formato de encontro e não de congresso”. Vale salientar o caráter de integração proporcionado pelo 6º EIA. ” Tivemos 25 alunos voluntários de cursos como Administração, Ciências Biológicas e Ciências Econômicas nos ajudando. Gente trabalhando na organização e direcionamento do evento. Isso foi muito proveitoso”, comemora Arminda.

A próxima edição do evento será realizada em 2013, mas antes o tema água será o ponto de partida de uma nova rede de pesquisa que irá envolver cinco universidades católicas ligadas à Federação Internacional das Universidades Católicas – Fiuc.  A professora Arminda conta que a linha de pesquisa ainda será definida. Ela acredita que no próximo EIA parte da produção científica dessa rede já poderá ser apresentada.