Abertura do 13º ENPJ é marcada por discussões em torno da regulamentação da atividade jornalística

Ao som do músico Evandro Nóbrega, teve início, na manhã desta quinta-feira (22), a solenidade de abertura do 13º Encontro Nacional dos Professores de Jornalismo, na Universidade Católica de Pernambuco. Com um saxofone nas mãos, Evandro tocou músicas tipicamente pernambucanas como Vassourinha Aquática de Alceu Valença; e O Último Regresso de Getúlio Cavalcanti, dando ‘um clima de hospitalidade pernambucana’ ao evento como ressaltou o cerimonialista Francklin Santos.

A mesa de abertura foi composta pelo coordenador do curso de Jornalismo da Unicap, professor Alexandre Figueirôa; pelo presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ) Edson Spenthof; pelo presidente da Federação Nacional dos Jornalistas Sérgio Murillo de Andrade (FENAJ); pelo presidente da Associação Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), Carlos Eduardo Franciscato; e pelo vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas de Pernambuco, Diretor Regional Nordeste I do FNPJ e professor da Unicap, Ricardo Mello.

Foi Ricardo quem deu início ao discurso, dando às boas vindas aos presentes e destacando a importância de um evento como o ENPJ para o jornalismo, sobretudo no momento em que a Lei de Imprensa foi extinta junto com a obrigatoriedade do diploma para jornalistas. “Esse é um momento mobilizador para se debater comunicação. Precisamos fazer desses acontecimentos recentes um fator ainda mais forte de mobilização para que todos tenham acesso a um direito humano que é a comunicação.”

Dando continuidade a solenidade de abertura, Alexandre Figueirôa destacou os objetivos do Encontro Nacional de Professores de Jornalismo. “Vamos debater questões importantes para o exercício da profissão, além de iniciar a comemoração dos 50 anos de existência do curso de Jornalismo da Unicap, o primeiro do Norte-Nordeste.”

O presidente da FENAJ, Sérgio Murillo de Andrade, também falou da importância de se fazer um encontro como este ao mesmo tempo em que a profissão vive e tenta sobreviver ao momento de crise. “Vivemos um momento de surpresa e perplexidade geral. Depois de tantas conquistas, estão querendo acabar com a identidade profissional dos jornalistas. Tudo o que foi feito em prol da regulamentação da profissão não pode ser desconsiderado. Vamos seguir lutando, trabalhando contra essa decisão. Tenho certeza que, dessa forma, estaremos colaborando em nome da democracia e, sobretudo da liberdade.”

Em seguida, o presidente do Fórum Nacional de Professores de Jornalismo (FNPJ), Edson Spenthof, fez elogios ao professor Ricardo Mello que ficou responsável pela organização do 13º ENPJ e parabenizou o curso de Jornalismo da Unicap pelo início das comemorações de seu cinqüentenário. Em seu discurso, Edson Spenthof afirmou que o tema do encontro tem a ver com o cenário atual da profissão. “É por conta dessas mudanças que é tão importante a participação de alunos, professores e pesquisadores da área estarem participando da reunião. Vamos discutir as novas diretrizes do curso e continuar lutando para a volta da Lei de Imprensa e pela regulamentação de nossos profissionais.”

Edson também prestou homenagem, em nome do FNPJ, ao jornalista já falecido Narciso Lobo que sempre lutou por um jornalismo sério. “Desejo que possamos dar continuidade ao trabalho que Narciso desenvolveu. Tenho certeza de que, onde quer que esteja, ele está lutando a favor da redemocratização da profissão.”