Católica comemora Dia do Contabilista com palestra

Fotos: Paulo Maia

Para celebrar o Dia do Contabilista (25 de abril), o curso de Ciências Contábeis da Universidade Católica de Pernambuco realizou no auditório G2, às 19h, a palestra “Análise das demonstrações contábeis: ferramenta de benchmarking”, apresentada pelo contador e professor Alexandre Alcântara. Os participantes inscritos receberam um exemplar do livro “Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis”, de autoria do palestrante.

No início do evento o diretor do Centro de Ciências Sociais da Católica, professor Leonel Morais, deu as boas-vindas aos presentes. Em seguida, o coordenador do curso de Ciências Contábeis, professor Josiel Barbosa, apresentou o palestrante e o tema de sua palestra.

Alexandre Alcântara é professor universitário, em curso de graduação e pós-graduação. Bacharel em Ciências Contábeis com Pós-graduação em Direito Tributário e em Gestão Tributária. Autor do Livro “Estrutura, análise e interpretação das demonstrações contábeis”. Auditor Fiscal concursado da Secretaria da Fazenda do Estado da Bahia, desde 1987, onde integra o seu quadro de instrutores internos. Atualmente exerce atividade de auditoria fiscal e contábil junto aos contribuintes de grande porte do ICMS e integra a equipe de gestão e implantação da Escrituração Contábil Digital, um dos subprogramas do SPED, como representante da SEFAZ/Bahia. Realiza também cursos e seminários nas áreas de contabilidade, direito tributário e gestão do tempo.

Em sua palestra, o professor Alexandre Alcântara abordou a análise das demonstrações contábeis como uma ferramenta gerencial poderosíssima e que quando utilizada de maneira abrangente, analisando, não apenas, os dados da empresa sob foco, mas olhando as empresas do mesmo segmento econômico, na mesma região, possibilita ao gestor saber se sua performance está acima ou abaixo da média verificada, no segmento onde está inserido, e, a partir daí, ele pode tomar suas decisões para mudar ou aperfeiçoar sua gestão.

O palestrante apresentou, ainda, ferramentas que podem ser utilizadas pelo analista para captar as informações setoriais, em revistas, sites e em órgãos governamentais. Para que o aluno e o profissional saibam onde coletar as informações para criar o ‘benchmark’ (marco de referência), para análise.

“A análise de balanço é um coroamento da contabilidade, ou seja, é a depuração real do que aconteceu na empresa. Então, a partir de todo um processamento contábil de escrituração e elaboração de demonstrações, o analista vai poder analisar a performance da empresa. É a essência da contabilidade, ou seja, você analisar o que a contabilidade registrou e aí sim você tomar a sua decisão. O aluno vai ter essa percepção da importância da análise e o profissional vai ser despertado para utilizar isso como uma ferramenta, um produto adicional para a sua clientela”, explicou o professor Alexandre.

Quem quiser acessar a apresentação, na íntegra, do professor Alexandre Alcântara, pode fazê-lo no link www.alcantara.pro.br/unicap. O arquivo, em formato PDF, estará disponível por 10 dias.

O diretor do CCS, professor Leonel Morais, ressaltou que “esse momento em que Pernambuco vive é de grande relevância para o contador. A partir do momento que novos negócios surgem, certamente novos profissionais de contabilidade serão requisitados. Então, digamos assim, é liquida e certa a questão da empregabilidade dentro do curso de Contabilidade da Católica, aliás, é um dos cursos com o maior índice de empregabilidade. Os alunos de Contábeis da Católica, por conta do perfil voltado para a prática, são garimpados, buscados, pelo mercado, dentro da Universidade para passar a desempenhar, na prática, o que estão vendo aqui na teoria e isso é muito bom.”

O coordenador do curso de Ciências Contábeis da Católica, professor Josiel Barbosa, falou da importância do curso da Unicap. “O curso de Ciências Contábeis da Católica, com mais de 40 anos, tem uma grande importância na sociedade pernambucana. A profissão é uma das alavancas do sucesso do estado de Pernambuco, porque toda e qualquer empresa precisa de um contador e a Universidade sabe fazer, muito bem, o papel dela. Nossos alunos e ex-alunos estão bem inseridos no mercado. O futuro, para a contabilidade, é bastante promissor, haja vista que desde o primeiro período que os alunos de Ciências Contábeis se inserem no mercado de trabalho.”

O Boletim da Unicap conversou com alunos presentes à palestra para saber suas opiniões sobre o tema “Análise das demonstrações contábeis: ferramenta de benchmarking”.

Girlaine Maria Araújo da Silva, aluna do 1º período de Ciências Contábeis. “Minha expectativa é aprender mais. Como eu estou entrando agora no curso, quero aprender com essa experiência e associar ao conhecimento adquirido em sala de aula.”

Iranildo João de Albuquerque, aluno do 7º período de Ciências Contábeis. “Eu acho que essa palestra vai contribuir muito para nós alunos, no aprimoramento do nosso conhecimento e, assim, utilizarmos de forma prática no exercer de nossa profissão.”

One Comment