Trabalho de aluno do curso de História tem repercussão nacional

Com informações do blog do curso de História

O aluno do curso de História da Universidade Católica de Pernambuco  Diêgo Douglas Nunes dos Santos, hoje no 3º período, viveu uma experiência apaixonante, para quem começou a trilhar os caminhos – às vezes tortuosos – da pesquisa acadêmica. Em poucas palavras, incentivado pela oportunidade de pesquisar, escrever e publicar um artigo nos Anais do IV Colóquio de História, em novembro do ano passado, ele foi à luta: escolheu uma boa orientadora, a Profª Beatriz de Miranda Brusantin, escolheu um tema interessante, fez uma pesquisa suficiente e escreveu um texto bem “redondinho”.

Resultado, apresentou seu trabalho e publicou-o nos Anais, que, em seguida, foram colocados na Internet, como manda a boa regra da pesquisa acadêmica: você produz para ser lido e – em consequência – julgado pelo que produziu.

O trabalho de Diêgo versava sobre como o tema da “democracia grega” era apresentado nos livros didáticos de história, usados no Ensino Fundamental e Médio. Um dos autores analisados por Diêgo, a Profª Roseane Camargo, lá de Curitiba, teve acesso ao trabalho apresentado aqui no Recife, gostou do que leu, pesquisou e descobriu o perfil do Diêgo, no Facebook. Entrou em contato, surpreendeu-se ao descobrir que ele era, ainda, um aluno do 2º período, continua em contato…

Resultado: uma porta importante, para o mundo da produção de material didático, poderá se abrir para o Diêgo, se ele continuar investindo em sua formação acadêmica e como pesquisador. Estaremos torcendo.