Boletim Unicap

Concurso para estudantes de arquitetura

Encerram-se no próximo dia 18 de março as inscrições para o Concurso Latino-Americano de Ideias para Estudantes – Brasilia +50 – “Setores Centrais do Plano Piloto de Brasília Rumo ao Centenário”. O concurso é promovido pelo Decanato de Extensão da Universidade de Brasília (DEX-UnB) em parceria com a Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU-UnB) e com organização do IAB-DF. O prazo final para envio dos trabalhos, em meio eletrônico, é 03 de abril.

O Concurso Internacional de Ideias para Estudantes de Arquitetura e Urbanismo Brasília +50 “Setores Centrais do Plano Piloto de Brasília Rumo ao Centenário” convida estudantes de arquitetura e urbanismo a apresentarem propostas de revitalização urbana e paisagística para a capital do Brasil, a partir de reflexões sobre a aplicação e adequação dos princípios socioambientais e do conceito de “cidade verde” em sintonia com o espírito de preservação da Cidade Patrimônio da Humanidade.

Por Setores Centrais do Plano Piloto de Brasília compreende-se, fundamentalmente, o Complexo da Rodoviária – projeto do arquiteto Lucio Costa – em sua integração com os Setores Centrais da capital podendo incluir  Setores Culturais, Comerciais, de Diversão, Hoteleiros, Bancários e de Autarquias, Sul e Norte, assim como com a Esplanada dos Ministérios.

Esse concurso, em formato virtual, tem o selo da Comissão “UnB 50 anos de Brasília” e é fruto da união colaborativa de universidades, entidades de arquitetura e urbanismo, associações comunitárias, órgãos públicos, setores da iniciativa privada e movimentos sociais da Capital Federal, a partir de seu compromisso com o desenvolvimento urbano sustentável e com a preservação de Brasília, inscrita em 1987 na Lista da Unesco como Patrimônio Cultural da Humanidade, sob nº445.

A missão primordial dessa iniciativa é contribuir para a busca de inovações urbanas sustentáveis, soluções verdes, que priorizem os espaços peatonais passeáveis, excelência no transporte coletivo público e proposições de mobilidade não-motorizada, como alternativas para os problemas que afligem os usuários dos centros de nossas cidades, marcadas pelo precário quadro de vida. Mais informações pelo http://www.cidadeverde.unb.br/luciocosta/

print
Compartilhe:

Deixe um comentário