Professora de Jornalismo da Católica recebe o maior número de indicações para o conselho da Empresa Brasil de Comunicação

A professora Ana Maria Veloso, do curso de jornalismo da Unicap, foi a candidata que recebeu mais indicações para ocupar uma das três vagas em aberto destinadas à sociedade civil no conselho curador da Empresa Brasil de Comunicação (EBC). A estatal é responsável pelas TVs  Brasil e NBR e pelas rádios MEC e Radiobrás, dentre outras iniciativas.

A EBC divulgou ontem lista com os nomes das 63 entidades habilitadas a votar e os 46 candidatos que tiveram  indicação. Ana Veloso recebeu 13 votos. O conselho é um instrumento de participação da sociedade na gestão de empresas públicas de comunicação. É composto por 22 membros, sendo 15 representantes da sociedade civil, quatro do governo federal, um da Câmara dos Deputados, um do Senado e um funcionário da EBC.

Segundo a professora, o fato de ser a candidata com maior número de indicações do país não lhe garante vaga no conselho. Ela diz que a EBC deve elaborar três listas tríplices, que passarão por análise do presidente Lula, que escolhe os conselheiros. Os indicados assumem um mandato de quatro anos.

Ana Veloso deseja promover um espaço de discussão entre os diversos setores da sociedade interessados no processo de comunicação, caso seja indicada. “Pretendo abrir espaços de debate entre os movimentos sociais e a academia, além de fazer uma gestão aberta, com audiências públicas, que tragam posições discutidas coletivamente”, diz a professora.

O Fórum Pernambucano de Comunicação, o Coletivo Intervozes, o Movimento Nacional de Direitos Humanos e a Rede Mulher e Mídia apoiaram a indicação da professora. Essas entidades queriam um candidato ligado ao radialismo e ao meio acadêmico do Nordeste, vinculado ao Movimento de Democratização da Comunicação e que fosse do sexo feminino.  Ana  Veloso reunia essas condições, que têm peso importante na escolha dos conselheiros.

“Esse lugar não é meu, é da sociedade civil. A minha participação só tem sentido dessa forma”, diz a docente, que participa de movimentos sociais desde que cursava o segundo grau, que corresponde ao atual ensino médio. Ana Veloso é professora das disciplinas de Radiojornalismo, Comunicação e Cidadania e Introdução ao Rádio e TV da Católica. É colaboradora do Centro das Mulheres do Cabo e do Fórum das Mulheres de Pernambuco.