Sessão inaugural do CinePasárgada exibirá "São Bernardo"

O encontro do cinema com a literatura será o ponto de partida do novo cineclube do Recife, o CinePasárgada. As exibições ocorrerão semanalmente no espaço dedicado a Manuel Bandeira e pretendem discutir as várias faces da relação entre as duas expressões artísticas. Para a sessão inaugural, que acontecerá nesta quinta-feira (10), às 17h, o filme escolhido foi “São Bernardo” e o debatedor será João Paulo Lima e Silva Filho, graduado em Sociologia pela Universidade de Nancy 2 na França e mestre em Ciências Sociais em Lyon.

A ideia é que após a exibição de “São Bernardo”, filme de Leon Hirszman de 1971 adaptado da obra homônima de Graciliano Ramos, o convidado traga algumas questões sobre a obra literária e a fílmica. Segundo João Paulo, o debate tentará mostrar, por exemplo, a verossimilhança dos personagens Paulo Honório e Madalena e a voz narrativa do livro.

São Bernardo, de acordo com a crítica cinematográfica, é uma das principais obras do cineasta carioca, considerado um dos expoentes do Cinema Novo. Leon também adaptou para o cinema “Eles não usam black-tie”, obra teatral de Gianfrancesco Guarnieri. A adaptação cinematográfica da obra regionalista foi roteirizada pelo cineasta e conta com a atuação de Othon Bastos e Isabel Ribeiro nos papéis de Paulo Honório e Madalena respectivamente. O tratamento rude do próspero fazendeiro, suas obsessões e subjugação dos trabalhadores rurais e feminina são alguns dos temas levantados por Graciliano e que foram mantidos na versão cinematográfica.

O CinePasárgada tem como curadoras as pesquisadoras Ângela Gandier, Gabriela Saldanha e Raquel do Monte.  Ângela é doutoranda em Teoria da Literatura pela UFPE e professora do ensino superior de Literatura; Gabriela é mestre em Multimeios/Cinema pela Unicamp e atua na área jornalística; e Raquel é doutoranda em Comunicação pela UFPE e jornalista.

Para o cineclube, as curadoras pretendem organizar sessões temáticas e já estão previstas as próximas que discutirão poesia, teatro, literatura e cinema e biografismos. No primeiro mês, a discussões serão em torno do regionalismo. O CinePasárgada pretende também promover minicursos sobre assuntos correlatos ao cinema e à literatura.

CinePasárgada – Sessão São Bernardo.

Quinta-feira, 10 de fevereiro de 2011, às 17h.

Espaço Pasárgada, Rua da União, 263, Boa Vista.

Aberto ao público, gratuito.