Projeto Saber Viver encerra atividades de 2010 com confraternização de Natal

Fotos Ursula Neumann

Os participantes do Projeto Saber Viver puderam se confraternizar na tarde de quarta-feira (15), na quadra do Bloco A da Universidade Católica de Pernambuco, com direito a música, lanche e amigo secreto. O projeto, criado em 1997, atende crianças e adolescentes com necessidades especiais, oferecendo assistência psicológica e fisioterapêutica.

São dadas oficinas de arte e contação de histórias, trabalhando sempre a questão do desenvolvimento e de uma maior autonomia das crianças e dos jovens, além de toda a parte teórica, que contribui muito para a formação de opinião dos pais e alunos. “Trabalhamos também com os pais a questão da sexualidade e relacionamento. Com essa discussão e o esclarecimento do assunto, foram surgindo namoros dentro do grupo”, ressalta a coordenadora do projeto e professora do curso de Psicologia da Católica, Mariel Rocha.

Antes da reunião na quadra, a professora Mariel fez questão de um encontro com as mães e os filhos para falar sobre inclusão, seja ela na escola ou no mercado de trabalho, e também para fazer uma avaliação de como foi o projeto.

Já na quadra, houve a entrega dos presentes do amigo secreto, organizado pelas próprias mães dos adolescentes, e de outro amigo secreto organizado pelo pessoal do projeto.

Dona Terezinha, uma das poucas avós que participam do projeto, agradeceu à Unicap e à coordenação do projeto pelo excelente trabalho feito em equipe. Eliana, tia do aluno Davi, leu uma oração de Natal com a professora Mariel. Inês, mãe de Fábio, falou da importância do projeto e se emocionou bastante. Antes do lanche, foi rezado um Pai Nosso e os estagiários receberam agradecimentos pelo apoio dado. Estavam presentes também ex-estagiários, que fizeram questão de prestigiar o encontro. “O Projeto Saber Viver é uma grande iniciativa da Católica, e vem dando grandes resultados. Temos muitas ideias para projetos futuros”, garante Mariel.