Católica irá propor desenvolvimento de tecnologia para termoelétrica em Suape

Pesquisadores da Universidade Católica de Pernambuco irão desenvolver tecnologia para a prevenção de contaminação de água por petróleo e derivados na usina termoelétrica do grupo Neonergia, instalada no complexo portuário de Suape. O projeto de pesquisa da Unicap foi aprovado em edital lançado pela Termopernambuco S.A e pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

A equipe será coordenada pela Profª Drª Leonie Asfora Sarubbo, coordenadora do curso de Engenharia Ambiental; e por docentes doutores do curso de Engenharia Química e Engenharia Ambiental; e bolsistas do Pibic da Universidade; além de alunos de programas de mestrado e pós-doutorado que desenvolvem estudos nos laboratórios da Católica. A pesquisa prevê a elaboração de sistemas formados por decantadores, centrífugas e equipamentos chamados hidrociclones, que eliminam da água partículas menores de óleo.

De acordo com o que está descrito no projeto, a Termoelétrica de Pernambuco (Termope) necessita de captação de água para a refrigeração do seu sistema gerador composto por tanques que armazenam grande quantidade de derivados de petróleo. Um dos objetivos da pesquisa é desenvolver uma tecnologia que reduza os riscos e diminua prejuízos em caso de derramamento ou vazamento de óleo.

Segundo a professora Leonie Asfora Sarubbo, a tecnologia a ser criada pelos pesquisadores da Unicap irá fazer uso de biossurfactantes, que são biomoléculas produzidas por microorganismos com propriedades tensoativas. Elas agem na contenção e degradação de resíduos derivados do petróleo. “São substâncias que agem como detergentes naturais, limpando a água, retirando as partículas de óleo”, traduz Leonie.

Capacidade da usina – A equipe da Católica irá criar tecnologia para um empreendimento que consumiu investimentos de 400 milhões de dólares e que começou a ser erguido no Complexo Portuário de Suape em 2001.* *O terreno ocupado pela Termopernambuco possibilita a duplicação da usina podendo atingir a potência de 1.064 MW.