Aula aberta da UniPop discute intolerância no Nordeste

Com informações da Assessoria de Imprensa da UniPop

Nove estados do Nordeste, dezenas de representantes de movimentos sociais e religiosos, centenas de projetos, milhares de expectativas. Esses são os números superlativos que envolvem a 10ª Grande Aula Aberta, promovida pela Universidade Popular do Nordeste. O evento será na sexta-feira, dia 19 de novembro de 2010, na favela Bola de Ouro, localizada no Curado III. A iniciativa tem como ponto de partida a discussão de ações que visem o fim da intolerância, quer seja ela social, religiosa, de gênero, política e racial.

A décima aula fecha o ciclo denominado “Pelo fim da intolerância” iniciado há cinco anos e que articulou várias lideranças no Brasil. Esta edição ocorre às vésperas do Dia da Consciência Negra, 20 de novembro.  Neste sentido, a ideia é estabelecer em plano regional, quiçá nacional, metas que visam propor possibilidades de enfrentamento contra a intolerância. O encontro, segundo o idealizador e reitor da UniPop Rev. Jardson Gregório, visa, também, catalisar experiências e saberes múltiplos mobilizados por jovens em situação de risco com o intuito de estreitar o diálogo entre os diversos setores da sociedade, promovendo a Cultura da Paz e construindo novos modelos de enfrentamento de problemas sociais.

O evento aberto ao público contará com uma intensa programação: oficinas, debates, apresentações artísticas e homenagens. A ação que é apartidária e ecumênica reunirá, entre outros, representantes de movimentos sociais, líderes religiosos, organizações não-governamentais, todos reunidos e voltados para o mesmo objetivo, o da luta por um processo de educação transformadora e integração dos sujeitos.

Segundo os organizadores do evento, a expectativa é de que cerca de 300 pessoas de várias entidades e organizações localizadas em vários estados do Nordeste participem do evento. Representantes das diversas tradições religiosas, ONGs, movimentos sociais, grupos culturais, associações de bairro, sindicatos, Movimento Negro Unificado, lideranças quilombolas, indígenas, comunidade LGBTS, organizações ecológicas, Secretaria de Educação do Município de Paudalho, com 12 escolas representadas, Secretaria de Direitos Humanos e Ação Cidadã do Município de Jaboatão dos Guararapes – PE, Secretaria Especial de Juventude e Emprego do Estado de Pernambuco, estarão juntas para afirmar em pleno ato público libertário, durante a convivência na Aula Aberta.
O que é a Unipop?

A Universidade Popular do Nordeste é um programa que integra a Associação Circo da Criança. O projeto de educação comunitária existe há 10 anos na favela Bola de Ouro, localizada no Curado III. A UniPop tem como principal objetivo alfabetizar humanisticamente crianças e adultos extrapolando a noção de letramento e construindo um método próprio que promove a sensibilização para questões voltadas para uma cosmovisão ecológica, filosófica e social.

O programa da Associação Projeto Circo da Criança já recebeu prêmios nacionais, como o concedido pela Secretaria Especial dos Direitos Humanos e conta com a parceria de instituições holandesas, como a Wilde Ganzen, Net4kids, Kidrights e Internacional Child Support.

Quem é o reverendo?

Idealizador e reitor da UniPop, Jardson Gregório trabalha há 20 anos na comunidade Bola de Ouro. Pastor da Igreja Presbiteriana Unida do Brasil, ele defende o ecumenismo com vistas ao processo de integração dos marginalizados sociais. É autor dos livros: Avançando para dentro de Deus (2004), Jesus e a cachorra, O Buraco é mais em baixo e Pensamento de vida, sendo que os últimos três estão no prelo.

10ª Aula Aberta – Unipop
Sexta-feira, dia 19 de novembro, às 10h.
Arena de circo montada na Comunidade Bola de Ouro, Curado III.

Contato – Reverendo Jarson Gregório (81) 9626.9219