Oficina de Game Design levou prática aos alunos de Jogos Digitais

Lançado pelo curso Tecnológico de Jogos Digitais da Universidade Católica de Pernambuco, o projeto Unigames está acontecendo nos dias 12, 13, 14 e 15 de abril. Dentro da programação, estão sendo realizadas duas oficinas, exclusivamente, para estudantes do curso.

A princípio, o evento esclarece todos os segmentos da produção de jogos digitais, incluindo a atuação de profissionais e os itens necessários para criação. Nesta terça-feira (13), a Oficina de Game Design foi ministrada pelo animador, game designer e futuro professor da Católica, Yellow Threat. A ocasião serviu como um complemento da palestra realizada na noite dessa segunda-feira (12), ministrada por Frank Malcher, quando foram abordados os conceitos e funções do game designer.

O Unigames foi criado para os estudantes de Jogos Digitais se familiarizarem com discussões e conhecimentos de diversas modalidades coerentes com a situação atual do mercado de trabalho e industrial. “A intenção é apresentar, através da prática, assuntos que eles ainda não estão tendo contato, como forma de extensão do aprendizado em sala da aula”, explica o coordenador do curso, Breno Carvalho.

O game designer é um dos profissionais requisitados para construção de um jogo digital. No segundo dia do evento, o ministrante Yellow Threat demonstrou que confronto, desafio e complexidade podem ser peças fundamentais para elaboração de um jogo.

Antes, muitos jogos nasciam de ideias. Já hoje, surgem a partir de um problema que deverá ser solucionado. Pensando nisso, o animador propôs uma atividade, durante a oficina, para sugerir a criação de um jogo do Bob Esponja, destinado a meninos e meninas de 14 anos, para o Iphone. “A intenção é demonstrar que, para escrever uma ideia, é necessário estabelecer cenário, regras de pontuação e outros itens exigidos”, afirma.

Desenvolver um jogo digital precisa da reflexão sobre qual será o público e qual meio tecnológico será utilizado. No encontro, Yellow classificou alguns sistemas de jogos, como incertezas e de informação, e apresentou o livro Rules of Play – Game Design Fundamentals, de autoria de Katie Salen e Eric Zimmerman.

Próxima palestra

Inicialmente marcada para a quarta-feira (14), a Oficina de Game Factory II irá acontecer na quinta-feira (15), e será ministrada pelo aluno de Ciências da Computação André Leitão, no Laboratório Multimídia de Jogos Digitais, sala 405, bloco A.