Curso de Fisioterapia promove Oficina de Massagem

Prof. Silvana Uchôa

A professora da Católica Silvana Uchôa coordenou a Oficina de Massagem oferecida na manhã desta segunda-feira (08), nas salas 108 e 109 do bloco A. O evento, que ocorre há mais de dois anos, é uma avaliação prática dos alunos do 5º período do curso de Fisioterapia, que cursam a disciplina Massoterapia, ministrada pela professora. A oficina contou com a contribuição dos monitores João Adolfo e Kétura Cavalcante, do 8º período do curso. “O intuito é observar nos alunos a compreensão prática das técnicas, a abordagem ao paciente e os métodos ensinados em sala de aula”, explicou a professora.

A Prof. Silvana Uchôa ladeada pelos monitores João Adolfo e Kétura Cavalcante

O evento ofereceu oito técnicas, entre elas estavam: Reflexiologia Podal, Shantala, Massagem MTC, Rolfing, Do in, Shiatsu, Quick massage e a Ayurvédica. Delas, três são técnicas americanizadas. “A Quick Massage, Rolfing e a MTC são técnicas derivadas das orientais. A Quick Massage, por exemplo, é para atender ao paciente que vive na correria estressante do dia a dia”, exemplificou, Uchôa.

As técnicas utilizadas pelos alunos são relaxantes e têm finalidade terapêutica. Como é o caso da técnica Reflexiologia Podal, que parte do principio de que todos os órgãos do corpo humano estão conectados com os pés, isto é, os pés possuem pontos de ligação com cada nervo, glândula, músculo, região ou órgão do corpo; e que quando massageados possibilitam a cura de alguns males, por exemplo dores de cabeça e coluna.

A estudante Natália Valença, 20, que faz o 5º período do curso de Fisioterapia acredita que a oficina é muito importante na aprendizagem das técnicas. “É na abordagem com pessoas desconhecidas que podemos sentir como estamos de verdade, pois o paciente vai se manifestar de alguma forma, sendo ele a favor ou contra ao nosso desempenho. É aqui, de fato, que sabemos se estamos no caminho certo”, disse.