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Vice Presidente da Publicis faz palestra na Católica

 O vice- presidente da Publicis, Hugo Rodrigues, apresentou na Universidade Católica de Pernambuco, no dia 28 de outubro, a “Palestra das Palestras”, inspirado em várias palestras que assistiu ao longo de sua carreira.

“Sinto-me muito orgulhoso de estar aqui no Recife novamente, muito honrado de estar conversando com vocês. E aviso: essa palestra não é minha, mas é tudo que tive a oportunidade de aprender com os maiores nomes da comunicação do mundo”, iniciou Hugo Rodrigues.

O publicitário fez uma apresentação dividida em sete tópicos, acompanhadas por exemplos de cases pulicitários que a sua agência, Publicis, realizou ao longo dos anos e frases, pensamentos e conclusões dos maiores nomes da comunicação mundial.

1.Persistência

“Quanto tempo você dedicaria e perseguiria uma ideia? Vocês sabem quanto tempo o James Cameron passou até poder fazer Avatar? 15 anos, 15 anos insistindo numa ideia que foi a que salvou Hollywood este ano.  A gente fez uma campanha que foi rejeitada algumas vezes, eu já tava achando que a ideia realmente não funcionava, até que a Swatch comprou nossa campanha. Eram pulseiras dessas de festa, com o formato do relógio, em várias cores, foi a pulseira de acesso dos camarotes do carnaval do Rio de Janeiro, e todo mundo usou. Paris Hilton usou, quanto a gente teria que pagar para Paris Hilton fazer propaganda de um relógio? Persistam nas ideias de vocês.”

2. Flexibilidade

“Iphone, Nike, nenhuma dessas marcas consagradas existiam. Você precisa ser flexível a todas essas mudanças para poder sobreviver neste mundo.”

3. Diferenciação

“Hoje a gente não pode chegar para o nosso cliente e simplesmente dizer: Vamos fazer um anúncio. Hoje, nosso trabalho é muito maior do que esse, nós oferecemos ao cliente o produto, o serviço, o preço e a ideia. Existem várias mídias de comunicação, facebook, blogs, twitter, jornais, revistas, uma infinidade de coisas, e nós temos que pensar em todas elas. Fizemos uma campanha para a Centauro na Copa do Mundo para vender camisas da Seleção, mas camisa da Seleção é a mesma em qualquer lugar, então o que fazer para ter um diferencial? Todo mundo já ouviu dizer que a camisa da Seleção Brasileira tem um peso muito grande, e nós fizemos as pessoas sentirem esse peso. Colocamos no cabide um peso extra, e uma placa dizendo: “Venha conferir o peso da nossa camisa”, e assim, todos puderam sentir o peso da camisa, e a Centauro vendeu muito mais.”

4. Rapidez

“Pergunte a qualquer pessoa que tenha mais de 35 anos, a febre que foi o Sony Walkman. E hoje em dia, quem sabe o que é isso? O Iphone, foi criado um dia desses, e já está na sua quarta geração. Hoje em dia a gente tem que antecipar o futuro. Jim Collins disse: “Faça melhor.Faça mais rápido.Faça mais barato”. O mercado virou uma matança de agência, contra agência. Sei que é meio desestimulante dizer isso aqui, mas é a verdade. Nós temos que correr senão ficamos para trás.  Seja rápido, inclusive para se levantar dos tombos.”

5.Reinvenção

“Obama não ganhou as eleições dos Estados Unidos, tentando convencer as pessoas que votariam no outro candidato a votarem nele, mas ele fez com que as pessoas que não votariam em ninguém, saissem de casa para votar nele. Como se reinventar? Tenham experiências em outras áreas, em outros mercados. Vá entender o Brasil, isso vai fazer diferença. Experiência com outras tecnologias, com outras pessoas. Mudanças exigem processos. Crie os seus processos de se reiventar, e tenha coragem de adequá-los ou substituí-los. 30 milhões de novas pessoas estão comprando, e a gente vai continuar fazendo as mesmas propagandas? Nós temos que fazer uma comunicação para a massa e, ao mesmo tempo, ser individual com cada um.”

6. Resultado

“A gente só consegue um bom resultado se a gente tiver um time. Se você não tiver uma pessoa trabalhando com você, que seja tão apaixonada quanto você pelo o que faz, não vai andar, a coisa não funciona.  Todos os nossos clientes são líderes de vendas, mas nossas propagandas não são as preferidas de vocês. O resultado é a experimentação. Aproveitem, todos vocês estão em pé de igualdade com qualquer um de nós. A revolução digital colocou todos nós no mesmo patamar.”

7. Humildade

Quando vocês forem pra Cannes e, se por acaso, vocês não ganharem um prêmio: não culpem os jurados. A culpa é de vocês mesmos. A gente fez uma campanha com a Swatch, para os 50 anos de Brasília, colocamos um relógio imenso na cúpula do Museu Nacional de Brasília, e esse relógio fez a contagem regressiva para o dia do aniversário, isso foi notícia no mundo inteiro. William Bonner era o nosso garoto propaganda e nós estávamos nos achando “os caras”. Fomos para Cannes com a certeza que iríamos ganhar, e foi o que não aconteceu. Cannes é bom para ver que estamos fazendo tudo certo, mas tem alguém fazendo melhor. A dica é que a gente não pode parar de aprender.”

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