Psicanalista francês participa de seminário na Católica

O seminário Vínculos, Família e Sofrimento Psíquico, promovido pelo Programa de Pós-graduação em Psicologia Clínica em parceria com a graduação de Psicologia da Universidade Católica de Pernambuco, começou hoje e será realizado até amanhã, quinta-feira(28), das 8h às 17h, no auditório G1 da Universidade. O encontro faz parte do ciclo de seminários que ocorre a cada semestre com o intuito de discutir temas relacionados às linhas de pesquisas estudadas pelos alunos do mestrado e doutorado. A linha de estudo apresentada neste semestre é a Família e Interação Social.

O palestrante  foi o Prof. Dr. Alberto Eiguer, da Universidade Paris 5 – Sorbonne, convidado pela professora da pós-graduação Maria Consuelo Passos, que fez seu pós-doutorado com o psicanalista, na mesma Paris 5, na França. Eiguer é uma das maiores referências mundiais no estudo da família. Atualmente, é presidente da Associação Internacional de Terapia de Família e Casal, além de ter obras de sua autoria já publicadas e, inclusive, utilizadas na bibliografia da pós-graduação da Católica.

O conteúdo da palestra da manhã desta quarta-feira focou no questionamento do que é família, nos vínculos familiares entre o casal, entre pais e filhos e entre irmãos. O palestrante analisou, também, casos de homens e mulheres que buscam a felicidade no segundo casamento, mas acabam trazendo as frustrações do primeiro, o que é ruim e não dá certo.

O assunto despertou o interesse do estudante Renato Marin, que faz Mestrado em Psicologia Clínica na Católica. “É um privilégio. Li os livros do professor Alberto e agora posso tirar dúvidas com o próprio autor dos livros que estudei. Para mim, aluno e, também, para o programa de pós-graduação a presença dele aqui hoje é histórica”, disse entusiasmado.

O encontro seguirá até amanhã, no auditório G1, das 8h às 17h. O palestrante irá abordar os vínculos perversos da família, a violência familiar, as causas e as implicações.