Realidade Aumentada é tema de minicurso da 8ª Semana de Integração

Estudantes aplicam a Realidade Aumentada durante o minicurso

Desenvolvimento de aplicação de Realidade Aumentada. Este é o tema de mais um minicurso que integra o quadro de atividades da 8ª Semana de Integração Universidade Católica e Sociedade (Siucs). Ministrado pelo professor da Unicap, mestre e doutorando em Ciência da Computação, Robson Lins, o curso que teve início na terça-feira (5) e está sendo oferecido no Laboratório Inácio de Loyola, localizado no 1º andar do bloco G, vai até esta quinta-feira (7).

A Realidade Aumentada (RA) é uma tecnologia que permite misturar o mundo virtual ao real. Por meio da sobreposição, a chamada RA possibilita uma interação pelo computador em tempo real, concebida em três dimensões, dos dois tipos de cenários. Segundo Robson Lins, por ter uma aplicação muito ampla, esse tipo de tecnologia pode ser observada em diversas áreas. “Foi possível mostrar para os estudantes os vários cenários de aplicação da Realidade Aumentada, como na medicina, educação, entretenimento e jogos”, contou ele.

O professor apresentou aos alunos a ARTOOLKIT, uma biblioteca gratuita e aberta usada para o desenvolvimento de aplicações de Realidade Aumentada. “Como a RA para ser concebida precisa de custos altos de montagem, procurei mostrar para eles como desenvolver usando uma biblioteca de fácil acesso, gratuita”, explicou o mestre.

No segundo dia de atividades, o professor deixou os universitários à vontade para aplicar os conhecimentos repassados. Entre os inscritos estava Wanderley Pessoa, estudante do 6º período de Ciência da Computação. Wanderley contou que os ensinamentos sobre a RA suscitaram nele o desejo de continuar a aprender sobre a modalidade tecnológica ao término do curso. “Depois de um embasamento teórico sobre a tecnologia, mesmo ainda não dando para tentar algo mais arriscado, fiquei com vontade de continuar estudando a RA”, falou Wanderley.

No último dia de atividades, os alunos irão testar o aprendizado em um “campeonato” de Jogo da Velha, nos moldes da Realidade Aumentada. “A ideia é fazer uma joguinho da velha, com cada marcador simbolizando um objeto, aplicando a tecnologia”, disse Lins.

Mais informações pelo fone 2119-4006