Irmã Rozário é uma das homenageadas pelo Centro de Referência Clarice Lispector
|A Irmã Rozário, do Instituto Humanitas da Unicap, foi homenageada pelo centro de Referência Clarice Lispector que prestou homenagem às 16 mulheres que fizeram parte do exposição “Até que todas sejamos livres”. O ato aconteceu na última quinta-feira no Jardim do Centro Clarice Lispecto, no bairro da boa vista, centro do recife.
O evento faz parte de uma serie de atividades promovidas intitulado de “Quintas das Clarices”. O ato contou com a presença de mulheres dos diversos setores da saciedade e teve como objetivo homenagear mulheres que lutam incessantemente para acabar com a violências contra as mulheres. A Pró-reitora de Pesquisa e Pós Graduação da Unicap, professora Valdenice Raimundo também esteve presente no ato de homenagem que contou com sarau poético e a participação de mulheres atendidas pelo centro.
“Nós estamos dando inicio hoje a uma série de atividades que denominamos ‘Quinta das Clarices’. Esse é um momento lúdico e de integração entre as nossas usuárias e essas mulheres com histórias lindíssimas de luta em defesa da própria mulher. Na ocasião entregaremos os retratos que ficaram em exposição na praça do arsenal em ocasião dos 16 dia do ativismo”, explicou a coordenadora do Centro de Referência Clarice Lispector, Avani Santana.
Nascida no Quilombo dos Palmares, em Alagoas, Irmã Rozário, desde cedo, estranhou o modo como lhe contavam as histórias do seu povo. A religiosa participou do combate à ditadura militar, lutou com os trabalhadores rurais por direitos e elaborou centenas de cursos voltados para despertar o lado humano das pessoas. Irmã Rozário tem se destacado como organizadora e articuladora da Semana da Mulher, promovida pelo Instituto Humanitas da Universidade Católica de Pernambuco.