4° Fórum sobre Questões do Envelhecimento discute a cultura e o lazer na terceira idade

A Universidade Católica de Pernambuco promoveu, terça-feira(21) no auditório G1, o 4º Fórum sobre Questões do Envelhecimento, em comemoração ao Dia do Idoso. O evento, que trouxe como tema “Cultura e lazer- o lúdico no envelhecimento”, teve a participação do escritor Ronaldo Correia de Brito e do professor de Artes da Universidade Federal de Pernambuco Marcondes Lima.

Logo no início do encontro, a música tomou conta do auditório com o grupo MPB Unicap, que tocou canções que marcaram época para um grupo de faixa etária bem diversificada. Ao fim da apresentação, a professora do curso de Fisioterapia da Unicap Maria Francisca Motta convidou Ronaldo Correia de Brito ao palco para contar suas experiências como escritor e contador de histórias.

Ronaldo Correia de Brito é autor de grandes histórias que envolvem cultura popular e a religiosidade. Uma das histórias de grande sucesso é o Baile do Menino Deus, que virou uma peça teatral e é apresentada no período natalino, no Marco Zero.

No Fórum, o escritor exaltou as pessoas que gostam de contar histórias, e que são marcos culturais vivos. Com essa prática, os costumes da população são passados adiante, deixando a cultura de um povo em um ciclo de vida mais amplo. Além disso, Ronaldo falou do bom hábito da leitura, que deixa a mente saudável, também sendo uma ótima forma de lazer. “Ler tudo é muito bom, até bula de remédio. Nada se perde. Mas é necessário ter uma análise crítica. Para ler não existe idade limite. Não há idade para deixar de ser curioso e estudar qualquer coisa e não deixar de ter projetos”, falou o escritor.

Após Ronaldo Correia de Brito, o MPB Unicap entrou mais uma vez em ação para animar a plateia, que cantou junto e deixou o encontro bem descontraído. Ao fim das músicas, dois alunos de Fisioterapia da Católica realizaram atividades de alongamento e relaxamento muscular com os presentes, propondo uma enorme dinâmica de grupo que envolveu todas as pessoas no G1.

Depois dos exercícios, a professora Francisca Motta voltou ao palco e chamou o professor da Universidade Federal de Pernambuco Marcondes Lima, que mostrou como pode ser fácil fazer histórias e teatro de bonecos com materiais simples e até com objetos já inutilizáveis.

Como exemplo, o professor usou um saco plástico, amassou e, aos poucos, começou a dar uma forma. Minutos depois, o que era um objeto não mais utilizado se tornou um boneco por completo.

“Para trabalhar o lúdico, só basta um pouco de criatividade. Com poucas coisas, e materiais básicos, podemos fazer boas histórias levando cultura e lazer para muitas pessoas. Só basta querer”, finalizou o professor convidado.