3º Fórum sobre Questões do Envelhecimento reúne mais de 300 pessoas

Mais de 300 pessoas participaram nesta terça-feira (31) do 3º Fórum sobre Questões do Envelhecimento, que abordou o tema “Atividade física e nutrição no envelhecimento”. O evento aconteceu no auditório G1 da Universidade Católica e contou com a participação da nutricionista Ana Paula Barbosa, da professora de educação física Régia de Aguiar Bastos, e da professora de Fisioterapia da Unicap Francisca Motta. No início do encontro e durante os intervalos, o MPB Unicap apresentou vários músicas que marcaram época.

As boas-vindas ao público, que lotou o auditório, foram dadas pelo Pró-reitor Comunitário da Universidade, Padre Miguel Martins. Ele agradeceu a presença e a participação de todos. “Nossa universidade é aberta para debater e discutir vários assuntos. O envelhecimento é uma bela etapa de nossas vidas que merece toda a nossa atenção. Espero que tudo visto aqui seja bem esclarecedor para todos nós”, ressaltou Padre Miguel.

Logo depois, foi a vez da professora de educação física Régia de Aguiar Bastos apresentar, para uma platéia de uma faixa etária bem diversificada, a melhor forma de se conseguir um corpo saudável, evitando alterações na saúde durante o envelhecimento, como a diminuição da flexibilidade, o encurtamento muscular, a falta de força e resistência dos músculos.

Régia enumerou as atividades físicas, abordando cada uma delas e explicando os beneficios dos exercícios. Ela deixou claro, como um alongamento bem feito pode ajudar na prevenção e manutenção da integridade das fibras musculares, na flexibilidade das células do músculo, além de prevenir alterações posturais.

Não só o alongamento, mas exercícios de fortalecimento muscular também podem favorecer o corpo. Como a profissional em atividades laborais explicou, uma musculação  pode trazer melhorias na resistência da força, aumentando a absorção de cálcio evitando assim a osteoporose, doença que é muito comum nos idosos.

Para finalizar a explanação, e mais uma vez começar as apresentações musicais, Régia explicou que atividades em grupos, como a hidroginástica, pode ser a grande parceira dos idosos levando bem-estar e  bom humor para quem vive nessa faixa etária. “Realizar atividades físicas em grupo é uma ótima forma de espantar a solidão, faz bem ao nosso emocional e ainda ajuda no equilíbrio e força dos ossos”, explicou Régia.

Com o fim de uma pequena apresentação com músicas que marcaram época, foi a vez da nutricionista Ana Paula Barbosa falar sobre como uma boa alimentação pode influenciar no alongamento de vida e afastar problemas coronários e a diabetes.

Um dos pontos onde a nutricionista deu mais ênfase foi na diminuição ou manutenção do peso. O descuido no controle pode agravar uma das doenças que mais assustam atualmente: a obesidade. “Comer muito com pouco gasto de calorias contribui para o acúmulo de gordura e traz como consequência a obesidade que, por sua vez, provoca outras enfermidades, como a diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares, diminuindo bastante a perspectiva de vida”, frisou Ana Paula.

A solução dada pela nutricionista para evitar a obesidade, é sempre ter uma alimentação balanceada aumentando a quantidade de fibras na dieta, utilizando vegetais e frutas da época, pois são ricas em vitaminas e minerais, sem esquecer da busca pela orientação profissional. “Se esses conselhos forem seguidos, com certeza vamos ter um envelhecimento mais saudável, afastando o risco de alguma enfermidade por um bom tempo”, explicou Ana Paula Barbosa.

Na palestra final, a professora do curso de Fisioterapia da Católica Francisca Motta explicou para os presentes a formação da coluna vertebral, mostrando a importância de cada osso na composição da coluna, e os problemas que se surgem ao longo do tempo.

“Se nós tivermos cuidado em como pegamos peso, dormimos ou até andamos, estaremos tratando melhor nossa coluna, afastando doenças que ocasionam a fragilidade na nossa postura”, enfatizou a professora da Unicap.

Para finalizar o evento, um trabalho de alongamento e relaxamento foi realizado com todas as pessoas no auditório, atividade que já se tornou uma marca de todos os fóruns sobre o envelhecimento.