Boletim Unicap

Estudantes da Católica criam aplicativo para celulares Samsung

O professor Eduardo Oliveira (de pé) é o incentivador da equipe

Alunos do curso de Ciência da Computação da Universidade Católica de Pernambuco estão desenvolvendo um aplicativo para celulares da Samsung. O projeto começou no semestre passado, a partir de uma iniciativa do professor Eduardo Araújo de Oliveira, que ministra a disciplina de Práticas de Programação. O grupo é formado por quatro estudantes do 5º período : João Paulo Nunes de Barros, 20 anos; Pedro Henrique Pires Vieira, 23;  Luiz Henrique de Oliveira, 22; e Rui Artur Araújo Nunes, 24.

Eduardo explica que essa disciplina é a revisão de outras e, por isso, resolveu trazer para o conteúdo programático algo novo. Foi daí que surgiu a ideia de desenvolver aplicativos para smartphones. “Eu trabalho no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife (C.E.S.A.R) e lá temos uma parceria com a Samsung. Pedi autorização para trazer celulares para a Unicap e comecei o trabalho”, explica o professor Eduardo. Ele conta ainda que as aulas se transformaram em workshops. “No começo eram 12 pessoas, depois foi crescendo e houve momentos de reunirmos 100 pessoas.”
Incentivados por Eduardo, os alunos passaram a desenvolver um aplicativo para o Bada, sistema operacional da Samsung, e que tem como concorrentes o Android (Google), IOS (Apple) e Windowsphone (Microsoft). O aplicativo criado pelos estudantes da Católica é na área de entretenimento. Trata-se de um redesign do jogo de senha no qual o usuário tenta memorizar e repetir a sequência de cubos coloridos organizados pelo celular. “É uma área bastante promissora essa de smartphones”, disse Luiz Henrique. “Sempre tivemos curiosidade sobre o assunto e Eduardo nos incentivou muito a pesquisar neste campo”, afirmou Pedro Henrique.

Equipe já desenvolve versões para Android e Windowsphone
A iniciativa chamou a atenção de executivos da Samsung. O Gerente Executivo da multinacional coreana, Rogério Moreira, que é ex-aluno do curso de Ciência da Computação da Católica, levou o projeto para a empresa. “O aplicativo está em fase de avaliação na Samsung. Se for aprovado, poderá equipar os smartphones”, diz Eduardo, que salienta a abertura da Unicap em desenvolver parcerias semelhantes com outras marcas.
print
Compartilhe:

Deixe um comentário