Investidores anjos crescem no Brasil

image_pdfimage_print

Bastante conhecidos nos Estados Unidos, porém ainda desconhecidos pela grande maioria dos brasileiros, os investidores anjos veem crescendo no país. Ok, ai vem a pergunta: o que são investidores anjos? São investidores que buscam boas ideias de empresas start-ups, iniciantes no mercado. Essas empresas possuem ideias criativas, contudo não possui grana para iniciar o desenvolvimento desses projetos.

Essa modalidade de financiamento à inovação será abordada na XII Conferência Anpei, que se realiza de 11 a 13 de junho em Joinville, Santa Catarina. Geralmente, o investidor anjo é um profissional com ampla experiência de mercado ou empreendedor que já vendeu sua empresa e busca novas oportunidades de investimento.

Formado em Engenharia Eletrônica pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP), Spina é empreendedor há 25 anos e hoje atua em tempo integral como investidor anjo por intermédio da Anjos do Brasil, entidade criada para fomentar o aporte proveniente de pessoas físicas.

Apesar do crescimento, os números nacionais ainda são considerados baixos quando comparados aos quase 320 mil investidores pessoas físicas que já aplicam em torno de R$ 20 bilhões em startups norte-americanas, anualmente. “Temos potencial para alavancar 50 mil anjos, que poderiam aplicar cerca de R$ 5 bilhões em 11 mil empresas por ano”, afirma.

Fonte: Anpei