Vai começar a temporada de concursos de games no Brasil

image_pdfimage_print

Mesmo sem muita tradição em concursos de desenvolvimento de jogos, o Brasil parece está querendo mudar esse conceito. Além dos consagrados eventos da SBgames e do Game Music Brasil, este ano teremos mais três novos grandes concursos incentivando o desenvolvedor de games que existe em você.

Um deles será organizado pela Square Enix, e o outro pretende ser o primeiro festival internacional de desenvolvimento sediado no Brasil. Além disso, teremos o retorno da BRGAMES, um concurso do Ministério da Cultura com um passado não muito bonito.

Aos detalhes:

Square Enix Latin America Game Contest 2012

A Square Enix está organizando um campeonato de desenvolvimento de games para toda a América Latina com o intuito de “encontrar novos talentos”. O Latin America Game Contest 2012 será um festival de desenvolvimento de jogos sem restrição de gênero para smartphones, tablets e browsers. Os prêmios para os vencedores variam entre US$ 20.000 e US$ 5.000. Qualquer um pode se inscrever através do site oficial do campeonato. O prazo para a entrega de jogos é de 1º a 31 de agosto de 2012.

BIG (Brazillian International Game Festival)

Revelado durante a GameWorld 2012, o BIG pretende ser o primeiro festival internacional de jogos do Brasil. Pessoas do mundo todo poderão participar com jogos que irão competir em diversas categorias, sendo que uma delas é para jogos exclusivamente brasileiros. O festival será realizado entre 29 de novembro e 9 de dezembro de 2012, no Museu da Imagem e do Som de São Paulo, e tanto empresas quanto pessoas físicas podem participar enviando jogos completos (demo não vale) até o dia 31 de agosto deste ano. Haverá também uma maratona de desenvolvimento entre grupos pré-selecionados e prêmios para a escolha do público. Os prêmios para os ganhadores variam entre R$ 30.000 e R$ 2.000. Para mais informações sobre o festival, confira o site oficial.

BRGAMES

Bruno Maceió afirmou que o BRGAMES 2012 pretende ser “o maior do mundo”, oferecendo aos desenvolvedores escolhidos pelo Ministério da Cultura um prêmio total de US$ 1 milhão. Segundo o Moacyr Alves, da Acigames, o edital do programa será finalizado até maio, e os ganhadores serão selecionados no final do ano. O evento aconteceu pela última vez em 2009. Segundo críticos, o BRGAMES não premiava bons jogos. Ele financiava conceitos de jogos com potencial de mercado. Vamos ver se a versão de 2012 vai corrigir esses problemas conceituais em seu edital.

Fonte: Kotaku.com.br