Curso de Jogos Digitais é matéria do Portal NE10

image_pdfimage_print

A Universidade Católica de Pernambuco planeja abrir no primeiro semestre do ano que vem uma empresa júnior de jogos digitais. O coordenador do curso, Breno Carvalho disse ao MundoBit que já existem possíveis clientes que ainda preferem não aparecer. O espaço servirá também como um laboratório para os alunos do curso, que terão contato com o mercado para explorar o que aprenderam. Mas, há uma expectativa maior.

Segundo Carvalho, o Estado tem potencial para desenvolver jogos e produtos interativos com qualidade suficiente para exportar e dialogar com companhias estrangeiras. Apesar de já existirem empresas estabelecidas no segmento online, ainda não temos estrutura para fazer títulos para consoles, como Xbox e PS3, por exemplo. “Isso é um desafio, mas podemos entrar nesse circuito. O curso não tem esse objetivo, mas podemos desenvolver capacidades nesses alunos”.

Android
Os professores do curso decidiram usar a plataforma Android como padrão no desenvolvimento de jogos. Além de ser mais popular, tem um processo de publicação menos complicado e mais rápido que o iOS da Apple. Os alunos têm aula de edição de vídeo, interatividade, linguagens de programação, roteiro, edição de arte e desenho.

Eles desenvolvem projetos em conjunto e apresentam um jogo desenvolvido em aula ao final do curso. Além de plataformas móveis, saem com capacidade para produzir produtos para computadores e também redes sociais, como jogos do Facebook. Segundo Breno Carvalho, ainda falta investimento e estrutura para o desenvolvimento de games para console. “Precisaríamos de estúdios de dublagem, computadores de edição mais potentes e captura de movimentos”. A criação da empresa pode sedimentar esse processo para uma evolução do curso.

Fonte: NE10

Quer ver a matéria na integra, clique aqui>>