Dundee, na Escócia, sedia o Dare ProtoPlay, festival de jogos

image_pdfimage_print

Milhares de pessoas foram esperadas no Caird Hall, em Dundee, durante os três dias de festival.
O festival – organizado pela Universidade de Abertay na Escócia – foi palco da premiação de uma competição internacional para desenvolvimento de video game. Todos os 15 jogos desenvolvidos para a competição estiveram disponíveis para o público durante o Dare ProtoPlay Festival. A Universidade de Abertay informou que os grupos inscritos foram de vários países – Noruega, Dinamarca, Suécia, China, Índia e Finlândia.

Vários jogos estivem disponíveis aos participantes do festival.

O festival foi aberto pelo desenvolvedor David Braden, criador do Elite – o primeiro jogo em 3D – em 1981. A Secretária Escocesa da Cultura Fiona Hyslop disse: “A Escócia é conhecida como um lugar inovador e e cheio de imaginação, com a nossa indústria de jogos sem dúvida uma de nossas histórias de sucesso global. O Dare ProtoPlay tem grupos do Reino Unido e de outros países, dessa forma podemos ver de perto os mais talentosos estudantes de ciência da computação e artes do mundo”.

O festival de jogos antes fez parte do Festival de Edimburgo – Edinburgh Fringe – mas este ano foi sediado em Dundee. Louis Natanson, diretor acadêmico do curso de jogos da Universidade de Abertay, disse que este final de semana foi fundamental para o crescimento da indústria de jogos em Dundee.

“O concurso Dare to be Digital da Universidade de Abertay cresce a cada ano atraindo os melhores estudantes e desenvolvedores de jogos de todo o mundo para competir pelo Bafta – British Academy of Film and Television Arts – o que torna o nosso concurso único”.

Fonte: www.bbc.co.uk