Metodologias ativas em ecoteologia: da teoria acadêmica à prática comunitária

Autores

Palavras-chave:

Ecoteologia, Metodologias Ativas, Educação Socioambiental, Extensão Universitária

Resumo

Este artigo tem como objetivo analisar a implementação de metodologias ativas no ensino da ecoteologia, com foco na sua eficácia para transpor os limites da teoria acadêmica e fomentar a prática comunitária. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se também em um projeto de curricularização da extensão desenvolvido com estudantes do segundo período do curso de Teologia da Faculdade Boas Novas. A análise explora como abordagens pedagógicas participativas podem catalisar a formação de agentes de transformação socioambiental. Os resultados alcançados indicam que a aplicação de metodologias como a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida, aliada a projetos de extensão, potencializa o engajamento discente, a consciência crítica e a aplicação prática dos conhecimentos teológicos em contextos comunitários, promovendo uma interação mais harmônica e responsável com o meio ambiente.

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Biografia do Autor

  • José Fábio Bentes Valente, Universidade Católica de Pernambuco /Faculdade Boas Novas

    Doutorando em Ciência da Religião na Universidade Católica de Pernambuco. Mestre em Ciências da Religião pela Faculdade Unida de Vitória. Licenciado em história pela Universidade Estácio de Sá. Graduado em Ciências Teológicas a pela Faculdade Boas Novas. Professor dos Cursos de graduação e Pós-graduação por essa mesma Instituição de Ensino.

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Publicado

2025-11-27

Como Citar

Metodologias ativas em ecoteologia: da teoria acadêmica à prática comunitária. (2025). Semana Teológica Da Unicap, 29, 113-122. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/semanateologica/article/view/3403

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