Metodologias ativas em ecoteologia: da teoria acadêmica à prática comunitária
Palavras-chave:
Ecoteologia, Metodologias Ativas, Educação Socioambiental, Extensão UniversitáriaResumo
Este artigo tem como objetivo analisar a implementação de metodologias ativas no ensino da ecoteologia, com foco na sua eficácia para transpor os limites da teoria acadêmica e fomentar a prática comunitária. A pesquisa, de natureza bibliográfica, fundamenta-se também em um projeto de curricularização da extensão desenvolvido com estudantes do segundo período do curso de Teologia da Faculdade Boas Novas. A análise explora como abordagens pedagógicas participativas podem catalisar a formação de agentes de transformação socioambiental. Os resultados alcançados indicam que a aplicação de metodologias como a aprendizagem baseada em projetos e a sala de aula invertida, aliada a projetos de extensão, potencializa o engajamento discente, a consciência crítica e a aplicação prática dos conhecimentos teológicos em contextos comunitários, promovendo uma interação mais harmônica e responsável com o meio ambiente.
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