Um olhar além do Morro da Conceição: acolhimento materno e intercessão que unem e/ou transcendem as crenças
Palavras-chave:
Diálogo inter-religioso, Religiosidade popular, Cultura, Pertencimento, SimbologiaResumo
O Morro da Conceição, em Recife, constitui um território simbólico de fé, história e diversidade cultural. A festa dedicada à Nossa Senhora da Conceição, além de promover crescimento econômico para a localidade, oferece, antes de tudo, um olhar que ultrapassa fronteiras confessionais, reunindo católicos, adeptos de outras tradições e pessoas sem religião em uma convivência marcada pelo respeito. Tal dinâmica desperta reflexão sobre religiosidade, pertencimento e diálogo inter-religioso. A análise será conduzida a partir de Leonardo Boff, Clifford Geertz, Roger Bastide, Waldemar Valente, Bittencourt Filho e Jamerson Moura, destacando dimensões de religiosidade, crença e descrença.
Downloads
Referências
ALVES, Rubem. O que é religião. São Paulo: Loyola, 1999.
BASTIDE, Roger. O candomblé da Bahia. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1978.
BITTENCOURT FILHO, José. Religião e cultura: o sincretismo afro-brasileiro. Rio de Janeiro: Vozes, 1994.
BOFF, Leonardo. Igreja, carisma e poder. Petrópolis: Vozes, 1981.
GEERTZ, Clifford. A interpretação das culturas. Rio de Janeiro: LTC, 1978.
MOURA, Jamerson Kemps Gusmão. O território simbólico de Maria: religião e cidade no Morro da Conceição – Recife/PE. 2015. Dissertação (Mestrado em Antropologia) – Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2015. Disponível em: https://oasisbr.ibict.br/vufind/Record/UFPE_0b34823cece8d4b5821cf3b71cc071af. Acesso em: 10 out. 2025.
VALENTE, Waldemar. Sincretismo religioso afro-brasileiro. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 1955.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Carlos André de Araújo Alves (Aral) (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.





