O sacralidade do Corpo na Liturgia
Palavras-chave:
Corpo; Liturgia; Mistério; SacralidadeResumo
A Liturgia é ação de Jesus de Cristo e nele os batizados são chamados a tomarem parte. Deste modo, o objetivo desta pesquisa é apenas trazer algumas luzes para a reflexão do corpo na Liturgia, tendo em vista que a corporeidade é algo importante para a celebração dos sacramentos. Com uma metologia de pesquisa em autores renomados, buscamos fundamentar o que nos propomos: refletir a sacralidade do corpo na Liturgia. A conclusão que chegamo é que não apenas matéria e fórmula são necessárias, mas também o corpo o é visto que este é alcançado pela graça sacramental.
Downloads
Referências
BÍBLIA de Jerusalém. São Paulo: Paulus, 2002.
CASEL, Dom Odo. O mistério do culto no cristianismo. São Paulo: Edições Loyola, 2009.
CORDEIRO, Dom José Manuel. Corações ao Alto. Introdução à Liturgia da Igreja. Lisboa: Paulus, 2014.
COSTA, Valeriano Santos. Viver a Ritualidade Litúrgica como Momento Histórico da Salvação. Participação Litúrgica segundo a Sacrosanctum Concilium. São Paulo: Paulinas, 2005.
FRANCISCO. Carta Apostólica Desiderio Desideravi. São Paulo: Paulinas, 2022.
MARQUES, Frei Luis C. A Mistagogia da Missa. Nos Ritos e nas Preces. Petrópolis, RJ: Vozes, 2023.
Constituição Dogmática SACROSANCTUM CONCILIUM - In: Enquirídio dos Documentos da Reforma Litúrgica. Org: José de Leão Cordeiro. Fátima: Secretariado Nacional de Liturgia, 2014.
RATZINGER, Joseph. Teologia da Liturgia: O Fundamento Sacramental da Existência Cristã. Brasília: Edições CNBB, 2019.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Frei Davi Maria, O.Carm (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Atribuição — Você deve dar o crédito apropriado , fornecer um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas . Você pode fazer isso de qualquer maneira razoável, mas não de nenhuma forma que sugira que o licenciante endossa você ou seu uso.
Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos legais ou medidas tecnológicas que restrinjam legalmente outros de fazer qualquer coisa que a licença permita.