“Quem é espiritual discerne todas as coisas”
o sentido de iluminação em Agostinho e a relação com o pensamento paulino
Palavras-chave:
Intelecto natural, Intelecto espiritual, Iluminação, Santo Agostinho, Apóstolo PauloResumo
Segundo santo Agostinho, a inteligibilidade humana foi criada no princípio sem culpa, ou seja, sem nenhum vício, isso significa que o entendimento acerca do divino era direto, axiomático. Entretanto, a atual, descendente de Adão e sua soberba, tornou-se cega para as questões espirituais. Assim, tem-se, agora, a necessidade de uma iluminação intelectiva, que será resultante no processo interiorizável, pela mediação da encarnação do Verbo Divino – a Luz do mundo. Destarte, o objetivo, aqui, traçado busca refletir acerca da epistemologia do sagrado a partir do pensamento agostiniano e paulino – o que se considera como uma mente espiritual?
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Referências
AGOSTINHO, Santo. A graça (I): O espírito e a letra; A natureza e a graça; A graça de Cristo e o pecado original. São Paulo: Paulus, 1998.
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VARGAS, W. J. Soberba e humildade em Santo Agostinho. São Paulo: Edições Loyola, 2014.
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