ENSINO DE LÍNGUA PORTUGUESA NO TIK TOK
UMA ANÁLISE QUALITATIVA DAS NOVAS ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIGITAIS
Palavras-chave:
Aula de Língua POrtuguesa, Tik Tok, TDIC, Multimodalidade, Semiótica SocialResumo
O TikTok é uma rede social baseada na criação e compartilhamento de microvídeos que, em poucos anos, conquistou grande adesão, sobretudo entre o público jovem. Segundo dados da plataforma Statista, o aplicativo apresentou crescimento de 180% entre usuários de 15 a 25 anos, ultrapassando a marca de um bilhão de usuários ativos por mês no mundo. No campo educacional, essa interface vem sendo explorada para a produção de nanoaulas— vídeos curtos com fins didáticos — que podem complementar o ensino presencial ou se configurar como ferramenta de aula invertida. Diante da necessidade urgente de integração das linguagens digitais ao cotidiano escolar, o presente estudo tem por objetivo investigar os recursos e estratégias adotados por uma professora de Língua Portuguesa na Rede Social Digital TikTok. A pesquisa, de natureza qualitativa e descritiva, tem como corpus uma Nanoaula de Língua Portuguesa selecionada no ecossistema TikToK. O percurso metodológico incluiu: (i) seleção do vídeo, (ii) captação de imagens (prints) e (iii) análisediscursiva do conteúdo. O embasamento teórico fundamenta-se nas Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), na multimodalidade e na semiótica social. Os resultados
apontam para um alto engajamento do público e para a utilização de estratégias didáticas inovadoras.
Referências
HODGE, R.; KRESS, G. Social semiotics. Cambridge: Cornell University Press,
JEWITT, C. The Routledge handbook of multimodal analysis. London: Routledge,
KRESS, G. Multimodality: a social semiotic approach to contemporary
communication. New York: Routledge, 2010.
KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design.
London: Routledge, 1996.
SAMPERI, R. H. Metodologia de pesquisa. 3. ed. São Paulo: McGraw-Hill, 2006.
SANTOS, Z. B.; PIMENTA, S. M. O. Da semiótica social à multimodalidade: a
orquestração de significados. CASA: Cadernos de Semiótica Aplicada, v. 12, n. 2,
p. 295-324, 2014.
VAN LEEUWEN, T. Introducing social semiotics. London: Routledge, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ROSELI SERRA, ROBERTA CAIADO (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


