ALÉM DAS PALAVRAS
EXPLORANDO A LINGUAGEM NO AUTISMO
Palavras-chave:
Autismo; Linguagem Gestual; Comunicação.Resumo
A linguagem gestual utilizada por indivíduos com Transtorno do Espectro Autista (TEA) pode ser compreendida como uma forma legítima de comunicação, desde que reconhecida pelo interlocutor. Este trabalho, desenvolvido nas disciplinas de Aquisição da Linguagem e Linguística Textual, tem como objetivo discutir a linguagem gestual no contexto do TEA, analisando sua multiplicidade e funcionalidade. Com base nas teorias de Adam Kendon e David McNeill, que classificam os gestos segundo suas funções e estruturas, realizou-se uma revisão sistemática de literatura, entre 2018 e 2022, com artigos em língua portuguesa. Os resultados apontam que os gestos representam uma via alternativa de comunicação para sujeitos autistas, embora existam divergências sobre seu impacto no desenvolvimento da linguagem verbal. Conclui-se que os gestos, quando acolhidos pelo outro, ampliam as possibilidades comunicativas e favorecem a inclusão, sendo essencial adotar abordagens individualizadas para garantir o direito à comunicação de forma plena e respeitosa.
Referências
LAI, Meng Chuan; LOMBARDO, Michael; BARON-COHEN, Simon. Autism. The Lancet, 383, 2014.
KENDON, Adam. The study of gesture: some remarks on its history. Recherches sémiotiques/semiotic inquiry 2, 1982.
MCNEILL, David. Hand and Mind: What Gestures Reveal About Thought. Chicago, IL: University of Chicago Press, 1992.
SILVA, E. M.; FONTE, R. F. L.
Revista Investigações, Recife, V. 32, n. 2, p. 305 - 324, 2019.
OLIVEIRA, Ádelly Kalyne da Silva; FONTE, Renata Fonseca Lima da. Multimodalidade nas práticas sociais de crianças autistas no processo de aquisição da linguagem. Entrepalavras, Fortaleza, v. 12, n. 3, e2552, p. 374-397, set.-dez./2022. DOI: 10.22168/2237- 6321-32552.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ESTER CHAVES LEITE, ALLYNE SOUZA DE SANTANA, MATHEUS YASSER VAN BASTEN ALVES DE OLIVEIRA SANTOS (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


