AQUISIÇÃO DE LINGUAGEM NA OBRA PALAVRAS, PALAVRINHAS E PALAVRÕES
UM OLHAR SOBRE O PROCESSO DE SEMANTIZAÇÃO DA LÍNGUA
Palavras-chave:
linguagem; identidade; enunciação; literatura infantil; poder da palavra.Resumo
O livro Palavra, palavrinha, palavrão, de Ana Maria Machado, publicado, inicialmente, em 1988, propõe uma reflexão sobre o poder da linguagem e suas implicações na vida cotidiana das crianças. A partir da narrativa, a obra questiona como as palavras influenciam o comportamento e as relações sociais, levando os pequenos leitores a uma compreensão crítica do vocabulário e de suas nuances. Este trabalho tem como objetivo analisar a obra de Machado à luz da teoria linguística de Émile Benveniste (2005; 2006), que considera a linguagem um fenômeno de enunciação, no qual o sujeito se constitui em relação ao outro. A pesquisa, de natureza qualitativa e com abordagem documental, explora como o uso das palavras no livro pode ser interpretado à luz da teoria de Benveniste, especialmente no que tange à constituição do sujeito e à construção do sentido. Ao analisar as interações linguísticas nas passagens-chave da obra, a pesquisa mostra como o sujeito atua no processo de semantização da língua, ou seja: no processo pelo qual a língua é individualizada e transformada em discurso. Este processo é o ponto de partida para a enunciação, onde a língua é carregada de significado pessoal e contextual.
Referências
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral I. Campinas: Pontes, 2005.
BENVENISTE, Émile. Problemas de linguística geral II. Campinas: Pontes, 2006.
MACHADO, Ana Maria. Palavras, palavrinhas e palavrões. São Paulo: Salamandra, 2005.
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