GRAMÁTICA E LINGUAGEM

FERRAMENTAS PARA ODESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A ATUAÇÃO NO MUNDO

Autores

Palavras-chave:

Gramática; Linguagem; Empregabilidade; Norma Culta; Educação Libertadora.

Resumo

O presente artigo propõe uma ressignificação da gramática normativa, tradicionalmente vista como instrumento de opressão, ao evidenciar seu potencial como ferramenta de emancipação social e profissional. A partir dos pressupostos da educação libertadora de Paulo Freire, discute-se como o domínio consciente da linguagem — especialmente da norma culta — pode ampliar a empregabilidade, fortalecer a cidadania e possibilitar a leitura crítica do mundo. A pesquisa, de caráter bibliográfico, articula os estudos de autores como Bagno, Faraco e Bortoni-Ricardo, defendendo uma prática pedagógica que respeite a diversidade linguística e posicione o professor como mediador entre os saberes populares e escolares. A partir da valorização da diversidade linguística e da atuação docente como agente letrador, defende-se uma pedagogia que supere o viés excludente da norma padrão e transforme a gramática em ferramenta de libertação e equidade. 

Biografia do Autor

  • Gabriel Vinicios da Silva Oliveira, Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP)

    Meu nome é Gabriel Vinicios, estudo na Universidade Católica de Pernambuco e estou no primeiro período de Letras- Português.

  • Samarha Beatriz de Andrade Lima, Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP)

    Meu nome é Samarha Beatriz, estudo na Universidade Católica de Pernambuco e estou no primeiro período de Letras- Português (Licenciatura).

Referências

BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 56. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2020.

BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.

FARACO, Carlos Alberto. Por que precisamos de novas gramáticas normativas. Revista da Associação Brasileira de Linguística, [S. l.], v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://revista.ojs.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1440. Acesso em: 14 maio 2025.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Educação 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2025.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

OLIVEIRA, GABRIEL; LIMA, SAMARHA; RAMOS, FLÁVIA. GRAMÁTICA E LINGUAGEM: FERRAMENTAS PARA ODESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A ATUAÇÃO NO MUNDO. SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 130–134, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3262.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

21-30 de 42

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.