GRAMÁTICA E LINGUAGEM
FERRAMENTAS PARA ODESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL E A ATUAÇÃO NO MUNDO
Palavras-chave:
Gramática; Linguagem; Empregabilidade; Norma Culta; Educação Libertadora.Resumo
O presente artigo propõe uma ressignificação da gramática normativa, tradicionalmente vista como instrumento de opressão, ao evidenciar seu potencial como ferramenta de emancipação social e profissional. A partir dos pressupostos da educação libertadora de Paulo Freire, discute-se como o domínio consciente da linguagem — especialmente da norma culta — pode ampliar a empregabilidade, fortalecer a cidadania e possibilitar a leitura crítica do mundo. A pesquisa, de caráter bibliográfico, articula os estudos de autores como Bagno, Faraco e Bortoni-Ricardo, defendendo uma prática pedagógica que respeite a diversidade linguística e posicione o professor como mediador entre os saberes populares e escolares. A partir da valorização da diversidade linguística e da atuação docente como agente letrador, defende-se uma pedagogia que supere o viés excludente da norma padrão e transforme a gramática em ferramenta de libertação e equidade.
Referências
BAGNO, Marcos. Preconceito linguístico: o que é, como se faz. 56. ed. São Paulo: Edições Loyola, 2020.
BORTONI-RICARDO, Stella Maris. Educação em língua materna: a sociolinguística na sala de aula. São Paulo: Parábola Editorial, 2004.
FARACO, Carlos Alberto. Por que precisamos de novas gramáticas normativas. Revista da Associação Brasileira de Linguística, [S. l.], v. 7, n. 1, 2008. Disponível em: https://revista.ojs.abralin.org/index.php/abralin/article/view/1440. Acesso em: 14 maio 2025.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua – Educação 2022. Rio de Janeiro: IBGE, 2023. Disponível em: https://www.ibge.gov.br/. Acesso em: 26 abr. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Gabriel Vinicios da Silva Oliveira, Samarha Beatriz de Andrade Lima, Flávia Tavares da Costa Ramos (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


