FUNCIONALIDADE E CONTEXTO NO ENSINO DA GRAMÁTICA

A RELEVÂNCIA DO TEMPO "AGORA"

Autores

  • Matheus Yasser Van Basten Alves de Oliveira Santos Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Allyne Souza de Santana Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor
  • Flávia Tavares da Costa Ramos Universidade Católica de Pernambuco ( UNICAP) Autor

Palavras-chave:

Tempo verbal “agora”; Present Continuous; Momento de fala; Gramática Funcional; Ensino de gramática.

Resumo

O ensino de gramática na educação básica tem sido tradicionalmente marcado pela normatividade e pelo foco na memorização de regras, o que distancia o estudante do uso real da língua. Este trabalho tem como objetivo analisar a importância do tempo verbal “agora”, proposto por Ferrarezi Jr. (2014), em comparação com o Present Continuous da língua inglesa, descrito por Murphy (2019), para defender uma abordagem mais funcional no ensino da língua portuguesa. A pesquisa é de natureza qualitativa e bibliográfica, com análise das características formais e funcionais dessas construções, especialmente quanto à marcação do momento da fala. Os resultados mostram que ambas as estruturas expressam ações em curso no instante da enunciação, ainda que apenas o Present Continuous seja reconhecido pelas gramáticas tradicionais. Conclui-se que a adoção do tempo verbal “agora” pode contribuir para um ensino mais contextualizado e eficaz dos tempos verbais.

Referências

FERRAREZI JUNIOR, Celso. O estudo dos verbos na educação básica. São Paulo: Contexto, 2014.

MURPHY, Raymond. English Grammar in Use: a self-study reference and practice book for intermediate learners of English. 5. ed. Cambridge: Cambridge University Press, 2019.

FRANCHI, Carlos. Mas o que é mesmo “gramáticaˮ? In: NEGRÃO, E.V.; MÜLLER, A. L. (Orgs.) Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p. 11-33.

FRANCHI, Carlos. Criatividade e gramática. In: NEGRÃO, E.V.; MÜLLER, A. L. (Orgs.). Mas o que é mesmo gramática? São Paulo: Parábola Editorial, 2006, p.34-101.

CASADO, Sheila Fabiana de Pontes; RAFAEL, Edmilson Luiz. A categoria gramatical verbo e questões normativas que envolvem o português brasileiro. Revista Momento – Diálogos em Educação, v. 31, n. 3, p. 219, 2022.

BECHARA, Evanildo. Moderna gramática portuguesa. 37. ed. rev. e ampl. Rio de Janeiro: Lucerna, 2006.

Downloads

Publicado

2025-10-02

Como Citar

SANTOS, MATHEUS; SANTANA, ALLYNE; RAMOS, FLÁVIA. FUNCIONALIDADE E CONTEXTO NO ENSINO DA GRAMÁTICA: A RELEVÂNCIA DO TEMPO "AGORA". SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, Recife, v. 6, n. 27, p. 120–124, 2025. Disponível em: https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3260.. Acesso em: 5 dez. 2025.

Artigos Semelhantes

31-40 de 54

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.