GÊNERO ACADÊMICO
Palavras-chave:
Palavras-chave: estratégias de aprendizagem; gênero; desempenho acadêmico; metacognição; autorregulação.Resumo
Este estudo revisa pesquisas sobre estratégias de aprendizagem, gênero e desempenho acadêmico, destacando a relação entre métodos de estudo, autoconhecimento e resultados escolares. Os trabalhos analisados demonstram que alunos com alto rendimento utilizam estratégias metacognitivas e emocionais com maior eficácia, enquanto diferenças de gênero revelam maior domínio dessas estratégias entre as mulheres. Metodologicamente, os estudos empregaram questionários como ACRA e CHAEA, com análises estatísticas (ANOVA, teste U de Mann-Whitney). Os resultados indicam que promover estratégias de aprendizagem conscientes e adaptadas pode reduzir desigualdades e melhorar o desempenho acadêmico. Conclui-se que intervenções pedagógicas focadas em planejamento, autorregulação e motivação são essenciais para o sucesso educacional.
Referências
LOZANO GONZÁLEZ, L.; GONZÁLEZ-PIENDA, J. A.; NÚÑEZ, J. C. Estrategias de aprendizaje, género y rendimiento académico. 2001. Disponível em: https://ruc.udc.es/dspace/handle/2183/6894. Acesso em: 15 maio 2025.
PIERART, C. G. A.; PAVÉS, F. R. Estilos de aprendizaje, género y rendimiento académico. Revista de Estilos de Aprendizaje, 2011. Disponível em: https://revista.ieee.es/index.php/estilosdeaprendizaje/article/view/937. Acesso em: 15 maio 2025.
CAPDEVILA SEDER, A.; BELLMUNT VILLALONGA, H. Importancia de los hábitos de estudio en el rendimiento académico del adolescente: diferencias por género. Educatio Siglo XXI, v. 34, n. 1, p. 157–172, 2016. Disponível em: https://revistas.um.es/educatio/article/download/253261/191671. Acesso em: 15 maio 2025.
VIVAS, A.; BASTIDAS, C.; FARIAS, A. Desempeño académico de una perspectiva geográfica y de género en programas de distancia. Revista on line de Política e Gestão Educacional, v. 24, n. 3, p. 1200–1215, set./dez. 2020. Disponível em: https://periodicos.fclar.unesp.br/rpge/article/view/14357/0. Acesso em: 15 maio 2025.
PINEL-MARTÍNEZ, C.; PÉREZ-FUENTES, M. C.; CARRIÓN-MARTÍNEZ, J. J. Relación entre género, resiliencia y autoconcepto académico y social en la adolescencia. Revista de Psicología y Educación, v. 14, n. 2, p. 112–123, 2019. Disponível em: https://www.researchgate.net/profile/Cristina-Pinel-Martinez/publication/331291912_Relacion_entre_genero_resiliencia_y_autoconcepto_academico_y_social_en_la_adolescencia/links/5ed4ca97299bf1c67d322597/Relacion-entre-genero-resiliencia-y-autoconcepto-academico-y-social-en-la-adolescencia.pdf. Acesso em: 15 maio 2025.
SÁNCHEZ VELASCO, A.; GALICIA MOYEDA, I. X.; ROBLES OJEDA, F. J. Conductas antisociales-delictivas en adolescentes: relación con el género, la estructura familiar y el rendimiento académico. Alternativas en Psicología, n. 38, p. 80–88, jan. 2017 – jan. 2018. Disponível em: https://alternativas.me/attachments/article/158/6%20-%20Conductas%20antisociales-delictivas%20en%20adolescentes.pdf. Acesso em: 15 maio 2025.
REQUENA SANTOS, F. Género, redes de amistad y rendimiento académico. Papers: Revista de Sociologia, n. 56, p. 233–242, 1998. Disponível em: https://papers.uab.cat/article/download/v56-requena/pdf-es. Acesso em: 15 maio 2025.
FIAD, R. S. A escrita na universidade. Revista da ABRALIN, 2011. Disponível em: https://revista.abralin.orng/index.php/abralin/article/download/1116/1039. Acesso em: 15 maio 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 ALESSANDRA BEATRIZ, Yasmim Vitoria Neves Oliveira, Rayssa Alves do Nascimento, Cecília Albuquerque Rodrigues do Nascimento, Dandara Araújo Soares (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.


