OS ASPECTOS MODAIS E INTERTEXTUAIS NAS PERFORMANCESNARRATIVAS DAS CRIANÇAS

Autores

  • IGOR DE ALMEIDA SANTOS Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • JOSÉ HELENO DA VEIGA SEIXAS NETO Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Narrativas Orais Infantis, Performance Narrativa, Multimodalidade, Intertextualidade, Educação Infantil

Resumo

Este resumo é resultado de estudos e pesquisas acadêmicas realizadas para o desenvolvimento da compreensão acerca da aquisição da linguagem feita por crianças. Logo, a temática deste trabalho teve foco nos usos encontrados da multimodalidade e/ou da intertextualidade nas narrativas orais infantis feitas por crianças do ensino infantil. Com o uso das bases teóricas encontradas nos estudos de Hartmann (2023), Mcneill (2000) e Kendon (1992), realizamos uma revisão sistemática da literatura para identificar e analisar os usos desses elementos. Dessa maneira, encontramos através dos artigos levantados pela revisão sistemática o uso principal da multimodalidade e o uso subliminar da intertextualidade. Concluindo assim a observação dos aspectos da multimodalidade presentes nas narrativas orais infantis e a presente lacuna dos estudos focados na intertextualidade nessas narrativas.

 

Biografia do Autor

  • IGOR DE ALMEIDA SANTOS, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduando em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco.

  • JOSÉ HELENO DA VEIGA SEIXAS NETO, Universidade Católica de Pernambuco

    Possui graduação em Direito pela Universidade Católica de Pernambuco (2000). Atualmente é professor - Cultura Inglesa, English Steps e Colégio Salesiano e prepara para exames de Certificação Internacional. Atua com examinador para exames da Universidade de Cambridge. Atuou como voluntário do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência da CAPES (PIBID) pela Unicap no Colégio de Aplicação - UFPE por 18 meses. Estagiou na Escola Conecta do Recife. Na área do Direito, tem experiência e atua nos ramos do Direito Civil e Previdenciário.

Referências

HARTMANN, L.; VIEIRA, D. C. S. DA C. ‘Não fala o nome dele, senão ele vai aparecer aqui’: interseccionalidade e performance em narrativas de crianças pequenas. Revista Brasileira de Estudos da Presença, v. 13, n. 1, p. e124444, 2023.

SOARES, P. M. A multimodalidade nas produções orais: contribuições para o processo construtivo da linguagem infantil. Revisa da ANPOLL, 2021.

TEBALDI, L. R.; CARVALHO, R. S. DE. As crianças e suas performances na produção de narrativas orais na pré-escola. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, v. 104, p. e5201, 2023.

VIEIRA, D. C. S. da C. Contação de Histórias Para, Com, e Por Crianças na Escola da Infância. Revista da FAEEBA - Educação e Contemporaneidade, [S. l.], v. 31, n. 68, p. 103– 115, 2022.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

OS ASPECTOS MODAIS E INTERTEXTUAIS NAS PERFORMANCESNARRATIVAS DAS CRIANÇAS. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 114-118. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3072

Artigos Semelhantes

1-10 de 13

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.