RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA

Autores

  • ISMAEL FRANCISCO SOARES DE OLIVEIRA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • ESTER ISABELE PEREIRA DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • MAYSA CRISTINA SILVA DE VASCONCELOS Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

PIBID, Formação didático-pedagógico, Língua Portuguesa

Resumo

Ensinar é uma tarefa que exige um posicionamento político-pedagógico adequado às necessidades dos discentes. A fim de demarcar tal posicionamento, a didática assumida pelo professor em sala de aula tem um papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Diante dessa concepção, o presente trabalho propõe analisar o impacto das experiências didático-pedagógicas adquiridas por um grupo de estudantes licenciandos em Letras da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) durante a vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de caráter qualitativo e descritivo. Nesta discussão, constatou-se que as experiências adquiridas no PIBID trouxeram uma mudança significativa nas práticas pedagógicas dos futuros professores de língua portuguesa. Por fim, neste trabalho, buscou-se construir reflexões pertinentes a posturas didáticas assumidas por futuros docentes.

Biografia do Autor

  • ISMAEL FRANCISCO SOARES DE OLIVEIRA, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduando bolsista do Programa Institucional de Fomento e Indução da Inovação da Formação Inicial Continuada de Professores e Diretores Escolares (PRIL) em lic. Letras Português pela Universidade Católica de Pernambuco (2022 - 2025). Integrante do Grupo de Estudos da Poesia de Marcus Accioly (GEPMA) sob orientação do Prof. Dr. Robson Teles Gomes. Bolsista do Programa de Iniciação à Docência (PIBID 2022 - 2023) sob supervisão da prof. Mr. Patricia Roberta. Voluntário no Programa de Iniciação Científica (PIBIC) sob orientação da Prof Dr. Isabela Barbosa do Rêgo Barros pesquisando temas como a subjetividade e enunciação escrita, tendo como base teórica a linguística da enunciação de Émile Benveniste. Professor extensionista de linguagem do Pré-Vestibular da Universidade de Pernambuco (PREVUPE), atuando na área de análise linguística, produção textual e literatura.

  • ESTER ISABELE PEREIRA DA SILVA , Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Letras Português pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), com ênfase em língua portuguesa e literatura. Concluiu o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) na EREFEM Governador Barbosa Lima. Atualmente, é pesquisadora no campo da Aquisição da Linguagem Multimodal pelo Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC). Atua como corretora de produção textual e redação nota 1000.

  • MAYSA CRISTINA SILVA DE VASCONCELOS , Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.

Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em http://portal.mec.gov.br Acesso em: 29 de março de 2024.

CANDIDO, A. A educação pela noite. São Paulo: Ática, 1989a.

LIBÂNEO, J.C. (2004). A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147. Educar UFPR.

DOI:https://www.scielo.br/j/er/a/hd8NXbRPrMqkY6JLMW3frDP/?format=pdf&lang=pt.

Acesso em: 28 de março de 2024.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo.

Paz e Terra, 1996.

______________. A educação e o processo de mudança social. In: FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p.27-41.

POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, São Paulo. Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 102-108. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3070

Artigos Semelhantes

1-10 de 15

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.