RELATO DE EXPERIÊNCIA: O IMPACTO DO PIBID NA FORMAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICO DE FUTUROS PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA
Palavras-chave:
PIBID, Formação didático-pedagógico, Língua PortuguesaResumo
Ensinar é uma tarefa que exige um posicionamento político-pedagógico adequado às necessidades dos discentes. A fim de demarcar tal posicionamento, a didática assumida pelo professor em sala de aula tem um papel fundamental no processo de aprendizagem dos alunos. Diante dessa concepção, o presente trabalho propõe analisar o impacto das experiências didático-pedagógicas adquiridas por um grupo de estudantes licenciandos em Letras da Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP) durante a vivência no Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). A metodologia utilizada para o desenvolvimento da pesquisa é de caráter qualitativo e descritivo. Nesta discussão, constatou-se que as experiências adquiridas no PIBID trouxeram uma mudança significativa nas práticas pedagógicas dos futuros professores de língua portuguesa. Por fim, neste trabalho, buscou-se construir reflexões pertinentes a posturas didáticas assumidas por futuros docentes.
Referências
BRASIL, MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Resolução CNE/CP nº 1, de 18 de fevereiro de 2002 que Institui Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação de Professores da Educação Básica, em nível superior, curso de licenciatura, de graduação plena. Disponível em http://portal.mec.gov.br Acesso em: 29 de março de 2024.
CANDIDO, A. A educação pela noite. São Paulo: Ática, 1989a.
LIBÂNEO, J.C. (2004). A aprendizagem escolar e a formação de professores na perspectiva da psicologia histórico-cultural e da teoria da atividade. Educar, Curitiba, n. 24, p. 113-147. Educar UFPR.
DOI:https://www.scielo.br/j/er/a/hd8NXbRPrMqkY6JLMW3frDP/?format=pdf&lang=pt.
Acesso em: 28 de março de 2024.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo.
Paz e Terra, 1996.
______________. A educação e o processo de mudança social. In: FREIRE, Paulo. Educação e mudança. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979, p.27-41.
POSSENTI, Sírio. Por que (não) ensinar gramática na escola. Campinas, São Paulo. Mercado de Letras: Associação de Leitura do Brasil, 1996.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 ISMAEL FRANCISCO SOARES DE OLIVEIRA, ESTER ISABELE PEREIRA DA SILVA , MAYSA CRISTINA SILVA DE VASCONCELOS (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.