CRIAÇÃO LITERÁRIA: DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO À PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO
Palavras-chave:
Literatura, Regionalidade, RepresentaçãoResumo
O projeto “Criação Literária”, desde 2023, proporciona aos estudantes do curso de Letras do Programa de Formação Docente “Caminhos do Sertão”, vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), a possibilidade de conhecer o processo de construção do texto literário a partir do depoimento do criador (escritor). Por meio desta vivência com aquele que cria, o aluno de graduação em Letras pode imergir no universo da criação literária, compreendendo fenômenos tipicamente relacionados a esse processo, contribuindo assim para a consolidação exitosa da tríade autor-obra-leitor (SARTRE, 2015). Atualmente, como projeto de extensão, este visa conhecer, de maneira profunda, a produção literária contemporânea regional (nordestina, maranhense e da região tocantina do Maranhão), observando como a regionalidade é descrita e destacada nestas obras, bem como as problemáticas relacionadas ao contemporâneo. Em relação aos preceitos relacionados à regionalidade, considera-se os estudos de Chiappini (1994) e Arendt (2015). No que cerne à ideia de contemporâneo, adota-se principalmente os preceitos de Agambem (2012) e Candido (2004). A partir da experiência de ensino, pesquisa e extensão, pode-se observar atenciosamente quais as inquietações possíveis que impulsionam o escritor a tecer seus textos em verso ou prosa, com a finalidade de transfigurar a realidade no texto literário.
Referências
AGAMBEM, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2012.
ARENDT, João Cláudio. Notas sobre regionalismo e literatura regional: perspectivas conceituais. Todas as Letras Z, v. 17, n. 2, p. 110-126, maio/ago. 2015.
CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.
CHIAPPINI, Lígia. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Estudos Históricos, v. 8, n. 15, 1995, p. 153-159.
MUSSI, R. F. F. Pressupostos para elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.
SARTRE, Jean-Paul. Que é literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Vozes, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 SUSANE MARTINS RIBEIRO SILVA (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.