CRIAÇÃO LITERÁRIA: DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO À PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO

Autores

  • SUSANE MARTINS RIBEIRO SILVA Universidade Federal de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Literatura, Regionalidade, Representação

Resumo

O projeto “Criação Literária”, desde 2023, proporciona aos estudantes do curso de Letras do Programa de Formação Docente “Caminhos do Sertão”, vinculado à Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (UEMASUL), a possibilidade de conhecer o processo de construção do texto literário a partir do depoimento do criador (escritor). Por meio desta vivência com aquele que cria, o aluno de graduação em Letras pode imergir no universo da criação literária, compreendendo fenômenos tipicamente relacionados a esse processo, contribuindo assim para a consolidação exitosa da tríade autor-obra-leitor (SARTRE, 2015). Atualmente, como projeto de extensão, este visa conhecer, de maneira profunda, a produção literária contemporânea regional (nordestina, maranhense e da região tocantina do Maranhão), observando como a regionalidade é descrita e destacada nestas obras, bem como as problemáticas relacionadas ao contemporâneo. Em relação aos preceitos relacionados à regionalidade, considera-se os estudos de Chiappini (1994) e Arendt (2015). No que cerne à ideia de contemporâneo, adota-se principalmente os preceitos de Agambem (2012) e Candido (2004). A partir da experiência de ensino, pesquisa e extensão, pode-se observar atenciosamente quais as inquietações possíveis que impulsionam o escritor a tecer seus textos em verso ou prosa, com a finalidade de transfigurar a realidade no texto literário.

Biografia do Autor

  • SUSANE MARTINS RIBEIRO SILVA, Universidade Federal de Pernambuco

    Doutoranda em Letras (Estudos Literários) pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Mestra em Letras (Teoria Literária) pela Universidade Estadual do Maranhão (UEMA). Especialista em Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Literatura pela Faculdade Estadual da Lapa (FAEL). Graduada em Letras (Língua Portuguesa e suas respectivas Literaturas) pela Faculdade Atenas Maranhense (FAMA). Atua principalmente como Professora de Língua Portuguesa e Literatura, Pesquisadora da área de Literaturas de Língua Portuguesa, desenvolvendo pesquisas que envolvem abordagens relacionadas aos estudos de memória, teoria do espaço ficcional e percepção da paisagem.

Referências

AGAMBEM, Giorgio. O que é o contemporâneo? In: O que é o contemporâneo e outros ensaios. Chapecó, SC: Argos, 2012.

ARENDT, João Cláudio. Notas sobre regionalismo e literatura regional: perspectivas conceituais. Todas as Letras Z, v. 17, n. 2, p. 110-126, maio/ago. 2015.

CANDIDO, Antonio. O direito à literatura. In: CANDIDO, Antonio. Vários escritos. 4. ed. Rio de Janeiro: Ouro sobre Azul, 2004.

CHIAPPINI, Lígia. Do beco ao belo: dez teses sobre o regionalismo na literatura. Estudos Históricos, v. 8, n. 15, 1995, p. 153-159.

MUSSI, R. F. F. Pressupostos para elaboração de relato de experiência como conhecimento científico. Revista Práxis Educacional, v. 17, n. 48, p. 60-77, 2021.

SARTRE, Jean-Paul. Que é literatura? Trad. Carlos Felipe Moisés. São Paulo: Vozes, 2015.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

CRIAÇÃO LITERÁRIA: DE EXPERIÊNCIA NO ENSINO À PROJETO DE PESQUISA E EXTENSÃO. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 85-89. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3067

Artigos Semelhantes

1-10 de 20

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.