NARRATIVA VISUAL EM MOVIMENTO: A UTILIZAÇÃO DO STOP MOTION STUDIO NA DINAMIZAÇÃO DA LEITURA

Autores

  • BARBARA BEATRIZ WANDERLEY DE SIQUEIRA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • FERNANDA MAYARA DE SOUZA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • VITÓRIA MARIA SILVA SANTOS Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • ROBSON TELES GOMES Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

espaço educativo, literatura infantojuvenil, aprendizagem efetiva, contação de histórias, Stop Motion Studio

Resumo

O espaço educativo requer, a cada momento, o desenvolvimento de um olhar inovador e crítico em relação às dinâmicas pedagógicas, bem como a busca por instrumentos pedagógicos conciliadores. Para se ter uma aprendizagem fluída na leitura e escrita do estudante, é importante usar recursos lúdicos para estimular esse processo de aprendizagem, tornando-o dinâmico e atrativo, além de criar espaços apropriados para essas interações. As metodologias ativas favorecem essa flexibilização durantes os exercícios de contação de histórias, uma vez que permitem conhecer diferentes formas de aprender e de compreender os contextos criados. Esta pesquisa tem como intuito a utilização do aplicativo Stop Motion Studio para o trabalho de criação de histórias a partir de livros, abordando propostas no campo da literatura infantojuvenil, sob a orientação teórica de Abramovich (1940) e de Kenski (2007), que refletem sobre o processo de contação de história e a influência das tecnologias educacionais no ensino. Com a utilização de novas tecnologias, os resultados das experiências no aprendizado se mostraram impactantes e significativas, além de preparar estudantes para os desafios crescentes do século XXI. Assim, constata-se que a leitura vai além da decodificação das palavras, promovendo uma conexão eficaz entre as tecnologias e o ambiente educacional.

Biografia do Autor

  • BARBARA BEATRIZ WANDERLEY DE SIQUEIRA, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Pedagogia pela Universidade Católica de Pernambuco (2021-2025), bolsista pela CAPES (2023) pelo PIBID, atuando em turma de correção de fluxo SE LIGA! programa financiado pela Prefeitura do Recife e e Prouni-PE (2022-2024), atuando no Projeto de Extensão Contando e Aprendendo com Histórias: Navegando Pelos Contos da Virtualidade, situado na UNICAP (PE), respectivamente. Hoje, sou Estagiaria pelo Colégio Lubienska - Recife, Professora de aulas particulares e pesquisadora nas áreas de: Literatura Infanto-Juvenil, Tecnologias na Educação, Metodologias ativas e procedimentos pedagógicos, História do Recife.

  • FERNANDA MAYARA DE SOUZA , Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco.

  • VITÓRIA MARIA SILVA SANTOS , Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade de Permbuco. Possui ensino-medio-segundo-grau pelo Centro de Ensino São José(2015). Tem experiência na área de Turismo.

  • ROBSON TELES GOMES , Universidade Católica de Pernambuco

    Doutor em Literatura e Cultura pela Universidade Federal da Paraíba, Professor Assistente II da Universidade Católica de Pernambuco, Professor Colaborador do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Linguagem da Universidade Católica de Pernambuco, Professor de Linguagens do Ensino Médio do Colégio Santa Maria, Dramaturgo e Encenador. É Vice-Presidente do ICOL (Instituto Cultural Osman Lins). É membro do GETE (UNICAP) e do Conselho Deliberativo da ASLE Brasil. Coordenou o subprojeto "Leitura, interpretação e produção de texto: um espaço de inclusão" do PIBID Letras UNICAP (2012 -2017). Tem experiência na área de Teatro e de Letras, com ênfase nos seguintes temas: Osman Lins, Olavo Bilac, Dias Gomes, Imaginário, Gêneros Literários, Literatura Infantojuvenil.

Referências

ABRAMOVICH, Fanny. Literatura infantil: gostosuras e bobices. São Paulo: Scipione, 1995.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Curricular Comum Brasília, DF: 2019. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/ Acesso: 05 mai. 2024

» http://basenacionalcomum.mec.gov.br/

KENSKI. Educação e tecnologias. 2º ed. Campinas, São Paulo: Papirus, 2007.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

NARRATIVA VISUAL EM MOVIMENTO: A UTILIZAÇÃO DO STOP MOTION STUDIO NA DINAMIZAÇÃO DA LEITURA. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 79-84. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3066