A LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA: PENSANDO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS SURDAS

Autores

  • ROBERT MATHEUS PESSOA LUZ Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • HANNAH FELLER DE MOURA SENA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • MATHEUS VINÍCIUS DE LIMA LEMOS Universidade Cat´ólica de Pernambuco Autor
  • PEDRO HENRIQUE ALMEIDA OLIVEIRA Universidade Cat´ólica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

inclusão, surdos, escrita, educação, bilinguismo

Resumo

Este resumo expandido trata-se da inclusão social de alunos surdos na modalidade de ensino da escrita da língua portuguesa, que requer uma atenção especial por não ser feita como aos educandos ouvintes, pois os deficientes auditivos não podem ouvir.  Assim, este trabalho tem como objetivo de verificar se a atual educação do Brasil inclui pessoas surdas, no processo de ensino e aprendizagem da escrita portuguesa, analisando os artigos científicos sobre o tema atribuído, encontrando os problemas decorrentes desse processo; e resumindo os textos bibliográficos recolhidos para demonstrar a relevância do nosso problema. Dessa maneira, faremos pesquisas de caráter qualitativo, com base nos estudos de Quadros (1997, p.23);  PERLIN, 2000 apud Leal, 2008; CHAVES e ROSA, 2014, p.18 et al. Dessa forma, deduz-se que uma das possibilidades de pensar em um processo de ensino e aprendizagem da língua portuguesa inclusiva aos surdos, em sua modalidade de escrita, é a de realizar esse processo com base no bilinguismo, sendo a LIBRAS como sua primeira língua e o português como sua segunda língua, visando a precisão de compreender as várias formas de aquisição da linguagem, para possibilitar a existência de uma educação e aprendizagem inclusivas.

Biografia do Autor

  • ROBERT MATHEUS PESSOA LUZ, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduando do curso de Licenciatura em Letras Português pela Universidade Católica de Pernambuco.

  • HANNAH FELLER DE MOURA SENA , Universidade Católica de Pernambuco

    Graduanda em Letras pela Universidade Cat´ólica de Pernambuco.

  • MATHEUS VINÍCIUS DE LIMA LEMOS , Universidade Cat´ólica de Pernambuco

    Graduado em Filosofia (licenciatura) pela Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP). Pesquisas científicas (PIBIC) direcionadas a Nietzsche, realizadas. Membro dos grupos de estudos: GEN (Grupo de Estudos Nietzsche) e GENP (Grupo de Estudos Nietzsche nos PAMPAS). PESQUISAS ACADÊMICAS: PIBIC I - Título: "Nietzsche como Leitor de Platão" (Orientadora: Profa. Dra. Martha Solange Perrusi). PIBIC II - Título: "Para pensar a educação em Nietzsche" (Orientadora: Profa. Dra. Martha Solange Perrusi) TRABALHOS E PUBLICAÇÕES: - "Platão e Platonismo sob a interpretação de Nietzsche" (cap. ebook) (publicado pela Unisinos) - "Nietzsche enquanto leitor de Platão" (artigo) (Publicado pela revista Filoteológica, da Universidade católica de Feira de Santana) - "Pensando a Educação em Nietzsche a partir da Cultura: Nietzsche e a Educação Artística " (Cap. ebook) (publicado pela Unisinos) - "Educar para o encontro do si mesmo:Pensando a educação e o papel do educar segundo Nietzsche" (monografia) (realizado na Universidade Católica de Pernambuco) (Orientadora: Profa. Dra. Martha Solange Perrusi) - "Os meios e fins da educação segundo Nietzsche" (projeto de intervenção) (realizado na Universidade Católica de Pernambuco)

Referências

BRASIL. Presidência da República. Lei nº. 10.436, de 24 de abril de 2002. Dispõe sobre a Língua Brasileira de Sinais-LIBRAS e dá outras providências. Brasília: 2002.

CHAVES, Moraes e ROSA, Faria. O Português na Modalidade Escrita como segunda Língua para Surdos: Um Estudo Sobre o uso dos Conectivos. Santa Catarina, Revista Uox, n.2, 2014.1.

LEITE, Nina Virgínia de A. “O que é ‘língua materna’?” In: Anais do IV Congresso brasileiro de Linguística Aplicada. Campinas, p. 65-68, 1995.

QUADROS, Ronice; KARNOPP, Lodenir. Língua de sinais brasileira: estudos linguísticos. Porto Alegre: Artmed, 2006.

SILVA, Marília da Piedade Marinho. A construção de sentidos na escrita do aluno surdo. São Paulo: Plexus. 2001.

QUADROS, Ronice Muller de. Educação de Surdos: A aquisição da linguagem. Porto Alegre: Artmed, 2008.

PERLIN, 2000 apud Fernandes, Elaine Leal. Surdez versus aprendizado da língua portuguesa escrita. Juiz de Fora: Revista CES/JF, 2008.

Benjamin, D. M; Araújo, M. L. S. ENSINO DA LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA PARA ALUNOS SURDOS. São Carlos: 10° Congresso Brasileiro de Educação Especial, 2023.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

A LÍNGUA PORTUGUESA NA MODALIDADE ESCRITA: PENSANDO EM UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA PARA PESSOAS SURDAS. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 68-73. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3064

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