O LUGAR DAS LÍNGUAS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS: ANÁLISE DO PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS (LS) EM AULAS DE INGLÊS POR ALUNOS SURDOS DE RECIFE

Autores

  • PAULO VINÍCIUS SOUZA BANDEIRA DE ALMEIDA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • IZABELLY CORREIRA DOS SANTOS BRAYNER Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Língua Inglesa, LIBRAS, Surdo, Aprendizagem

Resumo

O status atribuído à Língua Inglesa em um mundo cada vez mais globalizado é um processo histórico que vem atingindo as mais diversas áreas da vida social. Portanto, considerando a relevância atual do domínio da Língua Inglesa, é importante estendermos esse debate para o âmbito da comunidade surda e avaliar os caminhos que podem levar um indivíduo surdo à fluência no idioma. Considerando que a aprendizagem de uma língua adicional deve passar, necessariamente, pela língua materna do indivíduo, e esta deve estar bem consolidada, pois Borges (2003) afirma que a socialização familiar (no caso do surdo, ela ocorre na LS) é fundamental para que o indivíduo obtenha êxito nos processos de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar o papel da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em aulas de Inglês por alunos surdos da cidade de Recife. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo, nos quais os dados serão analisados segundo as orientações de Triviños (2015). Foi possível constatar que a Língua de Sinais (LS) atua como um agente mediador no processo de construção de sentido na Língua Inglesa e que os alunos surdos que aprenderam a LS o mais cedo possível, obtiveram um maior êxito na compreensão textual.

 

Biografia do Autor

  • PAULO VINÍCIUS SOUZA BANDEIRA DE ALMEIDA, Universidade Católica de Pernambuco

    Graduando em Letras pela Universidade Católica de Pernambuco

  • IZABELLY CORREIRA DOS SANTOS BRAYNER , Universidade Católica de Pernambuco

    Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco - Unicap, Mestre em Ciências da Linguagem pela mesma universidade (2012), Bacharel em Fonoaudiologia pela Unicap (2009) e Licenciada em Letras/Libras pela Universidade Federal da Paraíba - UFPB (2017). Atualmente é docente Adjunto I da Universidade de Pernambuco e Assistente II da Universidade Católica de Pernambuco dos cursos presenciais e EaD. Possui a Proficiência no Uso e Ensino da Libras - PROLIBRAS, no nível superior (2010). Tem experiências na área de Libras, atuando principalmente nos seguintes temas: aquisição de segunda língua (L2), leitura, escrita e educação de surdos.

Referências

BORGES, L. C., & Salomão, N. M. R.. (2003). Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicologia: Reflexão E Crítica, 16(2), 327–336. https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000200013

LELIS, Dayze Cavalcanti. Educação com propósito. Capítulo 5 [livro eletrônico] / [org] . -- João Pessoa, PB : Editora Oiticica, 2022.

MORAES, A. H. C.; LUCENA, F. C. (Org.) ; PERRUSI, M. S. (Org.) . Filosofia, literatura e linguística: interfaces. 1. ed. Maringá: Editora Viseu, 2018. 230p.

TRIVIÑOS. A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2015.

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Publicado

2024-12-17

Como Citar

O LUGAR DAS LÍNGUAS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS: ANÁLISE DO PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS (LS) EM AULAS DE INGLÊS POR ALUNOS SURDOS DE RECIFE. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 63-67. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3063

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