O LUGAR DAS LÍNGUAS NA AQUISIÇÃO DO INGLÊS: ANÁLISE DO PAPEL DA LÍNGUA DE SINAIS (LS) EM AULAS DE INGLÊS POR ALUNOS SURDOS DE RECIFE
Palavras-chave:
Língua Inglesa, LIBRAS, Surdo, AprendizagemResumo
O status atribuído à Língua Inglesa em um mundo cada vez mais globalizado é um processo histórico que vem atingindo as mais diversas áreas da vida social. Portanto, considerando a relevância atual do domínio da Língua Inglesa, é importante estendermos esse debate para o âmbito da comunidade surda e avaliar os caminhos que podem levar um indivíduo surdo à fluência no idioma. Considerando que a aprendizagem de uma língua adicional deve passar, necessariamente, pela língua materna do indivíduo, e esta deve estar bem consolidada, pois Borges (2003) afirma que a socialização familiar (no caso do surdo, ela ocorre na LS) é fundamental para que o indivíduo obtenha êxito nos processos de aprendizagem. Sendo assim, este trabalho tem por objetivo analisar o papel da LIBRAS (Língua Brasileira de Sinais) em aulas de Inglês por alunos surdos da cidade de Recife. Trata-se de um estudo de caráter qualitativo e descritivo, nos quais os dados serão analisados segundo as orientações de Triviños (2015). Foi possível constatar que a Língua de Sinais (LS) atua como um agente mediador no processo de construção de sentido na Língua Inglesa e que os alunos surdos que aprenderam a LS o mais cedo possível, obtiveram um maior êxito na compreensão textual.
Referências
BORGES, L. C., & Salomão, N. M. R.. (2003). Aquisição da linguagem: considerações da perspectiva da interação social. Psicologia: Reflexão E Crítica, 16(2), 327–336. https://doi.org/10.1590/S0102-79722003000200013
LELIS, Dayze Cavalcanti. Educação com propósito. Capítulo 5 [livro eletrônico] / [org] . -- João Pessoa, PB : Editora Oiticica, 2022.
MORAES, A. H. C.; LUCENA, F. C. (Org.) ; PERRUSI, M. S. (Org.) . Filosofia, literatura e linguística: interfaces. 1. ed. Maringá: Editora Viseu, 2018. 230p.
TRIVIÑOS. A. S. Introdução à pesquisa em ciências sociais: a pesquisa qualitativa em educação. São Paulo: Atlas, 2015.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 PAULO VINÍCIUS SOUZA BANDEIRA DE ALMEIDA, IZABELLY CORREIRA DOS SANTOS BRAYNER (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.