A INVENÇÃO DA INFÂNCIA: LITERATURA INFANTIL COMO EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVIIA INVENÇÃO DA INFÂNCIA: LITERATURA INFANTIL COMO EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVII

Autores

  • JÚLIA MARIA NASCIMENTO MACIEL Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Literatura infantil, Educação , Século XVII

Resumo

Durante o século XVII, o crescimento da literatura infantil foi impulsionado pela crescente valorização da instrução na infância e pela reconfiguração da percepção infantil como uma fase crucial do desenvolvimento humano. Esse contexto estimulou a demanda por obras instrutivas e influenciadoras, refletindo a ascensão da burguesia e a valorização da educação como meio de progressão social. A pesquisa investiga os fatores impulsionadores desse crescimento, abordando a formação da cosmovisão infantil e a transmissão de valores morais e éticos. Por meio de revisão de literatura, o estudo examina a influência da sociedade de corte e a expansão da literatura infantil na Europa. Conclui-se que a literatura infantil do século XVII desempenhou um papel ativo na transmissão e legitimação de valores sociais, contribuindo para a formação e internalização desses padrões pelos jovens leitores.

Biografia do Autor

  • JÚLIA MARIA NASCIMENTO MACIEL , Universidade Católica de Pernambuco

    Estudante com duas formações acadêmicas em andamento. Atualmente matriculada na Universidade Católica de Pernambuco (UNICAP), dedicando-se à Licenciatura em Letras com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Paralelamente, está na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), cursando Licenciatura Plena em Pedagogia. Extensionista do Laboratório de Estudos, Pesquisa e Extensão Sobre Infâncias e Projetos Lúdico-Educacionais Inclusivos (LIPLEI/UFPE). Tradutora no Núcleo de Estudos e Pesquisas de Fanfic (NEPF/UFRJ). Bolsista do CNPq no Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC), com foco nas temáticas do Brincar, Tecnologias Digitais e Representações Sociais (UFPE). Desenvolve pesquisas nas áreas de Protagonismo Infantil, Infâncias, Literatura Infantil, Literatura Digital, História da Educação, Ensino de Língua Inglesa, Processos Civilizadores e Análise do Discurso.

Referências

ARIES, P. História Social Da Criança E Da Família. Rio De Janeiro: Ltc, 2006.

CAMBI, F. O século XVII e a revolução pedagógica burguesa. In: ______. História da Pedagogia. Tradução de Álvaro Lorencini. São Paulo: Ed. UNESP, 1999. p. 277-321.

COMENIUS, J. A. Didáctica Magna. 5. ed. Fundação Calouste Gulbenkian. 2006.

ELIAS, N. A Sociedade De Corte. 1. ed. Rio de Janeiro: Zahar, 1995.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

A INVENÇÃO DA INFÂNCIA: LITERATURA INFANTIL COMO EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVIIA INVENÇÃO DA INFÂNCIA: LITERATURA INFANTIL COMO EDUCAÇÃO NO SÉCULO XVII. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 21-25. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3062

Artigos Semelhantes

11-20 de 20

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.