A REESCRITA, A PARTIR DA FIC, NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MÉDIO

Autores

  • JOSEMEIRE CAETANO DA SILVA Universidade Católica de Pernambuco Autor
  • ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO Universidade Católica de Pernambuco Autor

Palavras-chave:

Formação de professores, Reescrita, Multiletramentos, Fic, Ensino Médio

Resumo

Atualmente, professores e alunos estão inseridos em um contexto social que está em constante diálogo com os avanços tecnológicos e as inovações digitais, as quais se tornaram indispensáveis no cenário contemporâneo de ensino e de aprendizagem. As Fics surgem, neste contexto, como possibilidades de atividades para que professores de Língua Portuguesa desenvolvam as competências e as habilidades dos estudantes do Ensino Médio, nativos digitais, que interagem ativamente nas redes sociais digitais, a exemplo do WhatsApp. Nosso objetivo é apresentar estratégias de ensino, aprendizagem e avaliação da reescrita textual com as Fics, no contexto de formação de professores do Ensino Médio. Nosso aporte teórico se embasa nos Multiletramentos (Rojo; Moura, 2012; 2019; Rojo, 2013) e nos letramentos digitais (Dudney; Holckly; Pegrum, 2016; Ribeiro; Coscarelli, 2017). Metodologicamente, temos uma pesquisa qualitativa, que segue as estratégias de ação: (i) criação de um grupo de WhatsApp para as interações dos estudantes; (ii) seleção de uma Fic escrita por um dos estudantes; (iii) e (iv) análise da rescrita da Fic a partir das sugestões dadas no grupo. Nossos resultados apontam para a eficácia do uso das Fics no ensino, na aprendizagem e na avaliação da reescrita como proposta para a formação de professores do Ensino Médio.Parte inferior do formulário

Biografia do Autor

  • JOSEMEIRE CAETANO DA SILVA, Universidade Católica de Pernambuco

    Doutora em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, com bolsa da CAPES/PROSUC. Mestra em Ciências da Linguagem pela Universidade Católica de Pernambuco, sob orientação da professora Dr Roberta Varginha Ramos Caiado. Possui Especialização em Linguística Aplicada ao Ensino de Língua Portuguesa pela Universidade Federal de Pernambuco, UFPE, Recife, Brasil. Possui graduação em Licenciatura Plena em Letras - Português/Inglês pela Fundação de Ensino Superior de Olinda. Atualmente, é membro do grupo de pesquisa GETE (Gêneros, Texto e Ensino) e professora concursada da Secretaria de Educação de Pernambuco. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Língua Portuguesa e Língua Inglesa. Professora convidada da FAMASUL, ministra aulas na pós-graduação (Ensino de Língua Portuguesa e Literatura), ministrando as disciplinas: Ensino da Morfologia da Língua Portuguesa, Linguística Textual, Diversidade Linguística na Escola, Ensino da Sintaxe da Língua Portuguesa e Fonética e Fonologia, Letramento: abordagens e perspectivas.. Fundadora e professora do Curso A Arte de Escrever. Premiada como orientadora de concursos de redação locais, nacionais e internacional, com os primeiros lugares, inclusive.

  • ROBERTA VARGINHA RAMOS CAIADO , Universidade Católica de Pernambuco

    Doutora em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Mestre em Letras/Linguística pela Universidade Federal de Pernambuco - UFPE; Graduada em Letras pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás - PUC Goiás. Pós-Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade Católica de Pelotas. Professora/Pesquisadora da Universidade Católica de Pernambuco da Escola de Educação e Humanidades. Tem experiência como docente há mais de 30 anos, no Ensino Fundamental e Ensino Superior, na área de Linguística e de Educação, com ênfase em Língua Portuguesa. Atua como professora do curso de Letras - Presencial e EAD - e como professora pesquisadora do Programa de Pós-graduação em Ciências da Linguagem na UNICAP. Docente Adjunto I da Universidade Católica de Pernambuco.

Referências

DUDNEY, G.; HOLCKLY, N.; PEGRUM, M. Letramentos Digitais. São Paulo: Parábola, 2016.

FONTE, R. F. L.; CAIADO. R. V. R. A coesão e a coerência em tecnologia digital móvel. In: Linguagem e Interdisciplinaridade – Diferentes gestos de interpretação. São Paulo: Pá de Palavra, 2019.

RIBEIRO, A. E.; COSCARELLI, C. V. Letramento digital: aspectos sociais e possibilidades pedagógicas. Belo Horizonte: Autêntica, 2017.

ROJO, R.; MOURA, E. Letramentos, mídias, linguagens. São Paulo: Parábola, 2019.

ROJO, R.; MOURA, E. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola, 2012.

ROJO, R. Escol@ conectada: os multiletramentos e as TICs. São Paulo: Parábola, 2013.

Downloads

Publicado

2024-12-17

Como Citar

A REESCRITA, A PARTIR DA FIC, NO CONTEXTO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE LÍNGUA PORTUGUESA: UMA PROPOSTA DE ATIVIDADE PARA O ENSINO MÉDIO. (2024). SEMANA DE ESTUDOS LINGUÍSTICOS E LITERÁRIOS, 5(26), 36-40. https://www1.unicap.br/ojs/index.php/sellu/article/view/3058