ALTERNATIVAS NO ENSINO DE LÍNGUA INGLESA: UMA REVISÃO DA ABORDAGEM DOGME
Palavras-chave:
Dogme, Ensino de Língua Inglesa, Métodos de Ensino , Desafios PedagógicosResumo
O presente estudo analisa os princípios do Dogme Language Teaching ou Teaching Unplugged e suas implicações na prática pedagógica, com foco na educação básica. Por meio de revisão bibliográfica, evidencia-se que o Dogme propõe uma alternativa à dependência excessiva de materiais didáticos e tecnológicos na sala de aula de língua inglesa. A análise revelou que essa abordagem pode mitigar desafios enfrentados no ensino de língua inglesa. Os resultados destacam a eficácia do Dogme em promover interações autênticas entre alunos e professores. Espera-se que este estudo inspire futuras pesquisas e promova aprimoramentos nas práticas pedagógicas de língua inglesa, visando estimular a participação dos alunos.
Referências
FREIRE, P. Pedagogia Da Autonomia: Saberes Necessários À Prática Educativa. 76. ed. Rio de Janeiro: Paz&Terra, 1996.
PINHEIRO, K. S. S. M. A viabilidade da aplicação do Dogme no ensino de língua inglesa na escola públicas regular. 2016. 51 f. (Especialização em Língua Inglesa) – Universidade Católica de Brasília, Brasília, 2016.
THORNBURY, S.; MEDDINGS, L. Teaching Unplugged: dogme in english language teaching. Peaslake: Delta Publishing, 2009.
ZHANG, C. A Review of Dogme Approach: Principles and Practices. International Journal of Linguistics, Literature and Translation, v. 6, n. 7, p. 51-57, 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 GUSTAVO HENRIQUE DE FREITAS FERNANDES (Autor)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License. Autores mantém os direitos autorais e concedem à Semana de Estudos Linguísticos e Literários o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial neste Evento.