O HOMOOUSIOS E A EUSEBIA TRINITÁRIA
RELEITURA TEOLÓGICA E EXISTENCIAL DO LEGADO DE NICEIA
DOI:
https://doi.org/10.25247/paralellus.2025.v16n39.p359-384Parole chiave:
Trindade, Homoousios, Eusebia, Ética Cristã, Concílio de NicéiaAbstract
A celebração dos 1700 anos do Concílio de Nicéia (325-2025) oferece uma oportunidade singular para revisitar a relevância teológica, bíblica e pastoral da fé nicena. Mais que um marco histórico de enfrentamento à heresia ariana, Nicea representa o ponto decisivo na formulação dogmática da Trindade e na consolidação da identidade cristã. O artigo desenvolve uma abordagem integrada que combina a análise dogmática do homoousios na tradição trinitária, a leitura bíblica que evidencia a fé nicena como expressão da eusebeia das Escrituras vivida na comunidade, e a reflexão eético-moral que atualiza o dogma como fundamento da vida cristã, da comunidade, e a reflexão ético-moral que atualiza o dogma como fundamento da vida cristã, da comunhão e da missão eclesial. Metodologicamente, articula-se a análise histórica e patr´ística, a exegese bíblica e a sistematização teológica em diálogo com a dimensão ético-pastoral. A pesquisa evidencia que a fé trinit´ária não se limita a uma formulação doutrinal, mas constitui matriz existencial, eclesial e pastoral, convocando a Igreja a viver e testemunhar a comunhão que brota do mistério de Deus.
Downloads
Riferimenti bibliografici
ABADÍAS, David. Breve História dos Concílios Ecumênicos. Petrópolis: Vozes, 2019.
ALMEIDA, André Luiz Boccato de. Ética cristã e o fenômeno da extrema direita católica. Uma reflexão teológica sobre a violência simbólico-religiosa no contexto brasileiro. In: SOUZA, Ney de (org.). Extrema direita católica? História, teologia, liturgia. Curitiba: CRV, 2025, p. 217-231.
ANATOLIOS, Khaled. Nicea en perspectiva trinitária. Desarrollos. Sentido. Legado. Salamanca: Ediciones Sigueme, 2023.
CARDEDAL, Olegario Gonzálex. Cristologia. Petrópolis: Vozes, 2022.
COMISSÃO TEOLÓGICA INTERNACIONAL. Jesus Cristo, Filho de Deus, Salvador. 1.700.º aniversário do Concílio Ecuménico de Nicéia (325-2025). Prior Velho: Paulinas, 2025.
DIECHL, Rafael de Mesquita. História dos Concílios Ecumênicos. Curitiba: Editora Intersaberes, 2019.
DUPUIS, Jacques. Introdução à Cristologia. São Paulo: Loyola, 1999 (Introdução às Disciplinas Teológicas).
FERNÁNDEZ, Aurelio. Teología dogmática I. Introducción a la teologia. Cristología. La Trinidad. Pneumatología. Mariología. Madrid: BAC, 2012.
HALÍK, Tomás. O entardecer do cristianismo. A coragem de mudar. Petrópolis: Vozes, 2023.
HÄRING, Bernhard. A lei de Cristo. Teologia moral. Vol. I. Moral Geral. São Paulo: Herder, 1960.
KANNENGIESSER, Charles. Niceia I. In: LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário Crítico de Teologia. São Paulo: Loyola, 2004, p. 1250-1252.
KEHL, Merdard. Contempló Dios toda su obra y estaba muy bien. Una teologia de la criacíon. Barcelona: Biblioteca Heder, 2009.
LELOUP, Jean-Yves. O paradoxo cristão. Ser humano, ser divino. Petrópolis: Vozes, 2023.
MARION, Jean-Luc. O visível e o revelado. São Paulo: Loyola, 2010.
MOLTMANN, J. Theology of Hope. Minneapolis: Fortress Press, 1993.
MATEO-SECO, Dios Uno y Trino. Pamplona: Eunsa, 1998.
SESBOÜÉ, Bernard. Cristo/Cristologia. In: LACOSTE, Jean-Yves. Dicionário Crítico de Teologia. São Paulo: Loyola, 2004, p. 480-491.
SOBRINO, Jon. Jesus na América Latina. São Paulo: Loyola, 1985.
WHITEFIELD, Jake. El Concilio de Nicea. El desarrollo del credo de Nicene. Explorando Los Fundamentos De La Teología Y La Doctrina Cristinas. Orlando, 2025.
Dowloads
Pubblicato
Fascicolo
Sezione
Licenza
Copyright (c) 2025 Donizete José Xavier, André L. Boccato de Almeida, Boris Agostin Nef Ulloa

Questo volume è pubblicato con la licenza Creative Commons Attribuzione 4.0 Internazionale.
A submissão de originais para a Paralellus implica a transferência, pelos autores, dos direitos de publicação eletrônica. Os direitos autorais para os artigos veiculados neste periódico são do autor; todavia, são da revista os direitos sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão fazer uso dos mesmos resultados em outras publicações se indicarem, claramente, que a Paralellus foi o meio originalmente utilizado. Em decorrência do fato de ser a Paralellus uma revista de acesso público, é permitida a utilização gratuita dos artigos em aplicações educacionais e/ou científicas não comerciais, desde que respeitando-se a exigência de citação da fonte (Texto atualizado em 16-11-2020).
















